ANÁLISE DE PROCESSOS POR MEIO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: PROPOSTA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Publicado
2012-09-30
Palavras-chave: ensino de simulação em administração, análise de processos, simulação de eventos discretos

    Autores

  • Noel Torres Júnior Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG
  • Guilherme Gonçalves de Souza Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG
  • Júlia Zandomenico do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG

Resumo

Dada a importância do uso da simulação computacional de eventos discretos para a análise e melhoria dos processos existentes nas organizações, este trabalho aborda o ensino desta técnica no curso de graduação em administração. O mesmo demonstra uma estratégia de ensino cuja ênfase recai na compreensão e análise do processo que será simulado em contraste com abordagens existentes, que privilegiam o conhecimento das rotinas e especificidades dos softwares de simulação. A abordagem proposta é baseada nos trabalhos de Laguna e Marklund (2004) e Hartvigsen (2005). A simulação computacional é feita por meio de planilhas eletrônicas, que utilizam o pacote SimQuick. Esta estratégia é composta de quatro etapas. A primeira consiste na identificação de oportunidades e definição do escopo do trabalho, a segunda visa uma descrição detalhada do processo que será analisado, a terceira consiste na avaliação do processo por meio da simulação computacional, e, finalmente, a última etapa consiste na proposta de redesenho. Um caso de modelagem realizado por um grupo de alunos é apresentado como recurso didático para esclarecer e demonstrar a estratégia de ensino proposta.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Torres Júnior, N., Souza, G. G. de, & Nascimento, J. Z. do. (2012). ANÁLISE DE PROCESSOS POR MEIO DA SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL: PROPOSTA DE UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO NA GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 13(3), 491-521. https://doi.org/10.13058/raep.2012.v13n3.87