Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O número máximo de autores por artigo é cinco.
  • A quantidade de submissões por autor/ano é limitada a duas, independente se figurar como autor ou coautor.
  • O material deve apresentar ao menos 50% de referências recentes (últimos cinco anos).
  • O material deve apresentar ao menos 50% de referências com base em artigos publicados em periódicos científicos com estrato igual ou superior a B1 (Qualis-Capes). Consideramos os estratos para periódicos de qualquer área de avaliação do Qualis/Capes.
  • O material deve apresentar ao menos 25% de referências e citações de artigos publicados em periódicos científicos internacionais com índice JCR ou H-index (SCOPUS, dispoível no Scimago Journal Rank - https://www.scimagojr.com/).
  • O texto está alinhado ao escopo do periódico.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O arquivo submetido está em formato Word ou OpenOffice e não contém nenhuma informação que permita a identificação dos autores, incluindo nas propriedades do arquivo.

  • As informações dos autores (nome, titulação, vínculo institucional, contato) foram incluídas no formulário de submissão.
  • Indicou-se, quando da submissão, se o texto é originado de artigo publicado em congresso ou tese/dissertação.
  • O DOI (Digital Object Identifier) das referências de artigos científicos foram informados, quando possível.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos para avaliação na revista Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP) pode ser escritos em Português, Espanhol, Inglês ou Francês.

A partir da 1ª edição de 2019 a RAEP passa a publicar seus textos em dois idiomas, o idioma original do artigo e inglês. Caso o texto submetido esteja em inglês, o segundo idioma deverá ser o português. Sendo assim, os autores devem providenciar sua revisão (gramatical e ABNT), bem como sua tradução para o inglês ou português (a depender do idioma em que o manuscrito foi submetido), arcando com os custos envolvidos no serviço. A tradução apenas será solicitada aos autores após a aprovação do artigo para publicação. Com o objetivo de assegurar a qualidade do material a ser publicado, o trabalho de revisão e tradução deve ser realizado, necessariamente, por profissional com reconhecida experiência em trabalho de revisão/tradução. A RAEP disponibiliza aos autores uma lista com profissionais recomendados.

Conforme apresentado na seção de políticas editorais, todos os trabalhos submetidos devem ser originais e inéditos e não devem estar em processo de avaliação em outro periódico. Além disso, todos os artigos passarão por um processo de revisão por pares double-blind review. Antes da submissão, solicita-se que os autores leiam a seção de Foco e Escopo da revista bem como a seção sobre o Processo de Avaliação pelos Pares para verificar a adequação do artigo à RAEP. Também recomenda-se que os autores leiam as Políticas de Seção, onde encontrarão orientações gerais para elaboração de Casos de Ensino e Resenhas.

Os artigos devem atender às seguintes condições de submissão:

  1. O número máximo de autores por artigo é cinco;
  2. A quantidade de submissões por autor/ano é limitada a duas, independente se figurar como autor ou coautor;
  3. O material deve apresentar ao menos 50% de referências recentes (últimos cinco anos);
  4. O material deve apresentar ao menos 50% de referências com base em artigos publicados em periódicos científicos com estrato igual ou superior a B1 (Qualis-Capes). Consideramos os estratos para periódicos de qualquer área de avaliação do Qualis/Capes;
  5. O material deve apresentar ao menos 25% de referências e citações de artigos publicados em periódicos científicos internacionais com índice JCR ou H-index (SCOPUS, disponível no Scimago Journal Rankhttps://www.scimagojr.com/);
  6. Estar alinhado ao Foco e Escopo do periódico;
  7. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro periódico nacional ou internacional;
  8. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre da Revista.
  9. O arquivo submetido está em formato Word ou OpenOffice e não contém nenhuma informação que permita a identificação dos autores, incluindo nas propriedades do arquivo;
  10. As informações dos autores (nome, titulação, vínculo institucional, contato) foram incluídas no formulário de submissão.
  11. Indicou-se, quando da submissão, se o texto é originado de artigo publicado em congresso ou tese/dissertação.
  12. O DOI (Digital Object Identifier) das referências de artigos científicos foram informados, quando possível.

O Editor rejeitará os trabalhos que não apresentarem condições mínimas ou que não estejam alinhados com a política editorial da revista, sem a necessidade de encaminhar parecer ao autor.

Trabalhos publicados em decorrência de atividades financiadas por quaisquer órgãos de fomento, por exemplo, CNPq, CAPES, FAPESP dentre outros, deverão fazer menção ao apoio recebido, após as referências, com as seguintes notas: a) trabalho assinado por um autor: “O presente trabalho foi realizado com o apoio da (Nome da Instituição por extenso)’’; b) trabalho assinado por mais de um autor: “Beneficiário de auxílio financeiro da (Nome da Instituição por extenso)’’.

Após a aceitação do artigo para publicação em uma edição da RAEP, os autores deverão providenciar o identificador ORCID. Informações sobre o ORCID podem ser visualizadas no seguinte website: https://orcid.org/about/what-is-orcid/mission

FORMATO DE SUBMISSÃO

O documento para avaliação deve ser apresentado no formato descrito a seguir.

Editor de texto: Word, OpenOffice.

Configuração

  • Tamanho do papel: A4 (29,7 x 21 cm)
  • Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2 cm;
  • Fonte: Times New Roman tamanho 12;
  • Espaçamento: simples (entre caracteres, palavras e linhas);
  • Número de palavras: o trabalho deve conter entre 5.000 e 10.000 palavras, excluindo-se o resumo e o abstract, as ilustrações, as referências e as notas de final de texto.

Conteúdo da primeira página

  • Título (sem abreviações) do trabalho centralizado, em português e inglês;
  • Resumo em português e inglês, contendo o objetivo do trabalho, os recursos metodológicos utilizados, resultados e conclusões alcançados, envolvendo no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) linhas;
  • Palavras-chave e keywords (no mínimo três e no máximo cinco);

Formatação dos títulos

1º nível - CAIXA ALTA E NEGRITO
2º nível - Caixa alta / baixa (apenas a primeira letra maiúscula e nomes próprios) e negrito
3º nível - Caixa alta / baixa, itálico e negrito
4º nível - Caixa alta / baixa e itálico

As ilustrações, tabelas, quadros e gráficos não poderão ser coloridos e devem estar em formato editável (Word, Power Point ou Excel), fonte tamanho 10 e apresentar: numeração sequencial em algarismos arábicos, título, fonte das informações e legenda, se aplicável.

Equações e Hipóteses numeradas em ordem sequencial em algarismos arábicos à esquerda e em formato editável (Word).

Notas de rodapé devem ser reduzidas ao mínimo necessário e apresentadas ao final do texto, sequencialmente, antes das referências.

Citações

As citações devem ser elaboradas segundo a norma NBR 10520:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Utiliza-se o sistema autor-data conforme os exemplos a seguir (consultar a norma completa para os demais casos não apresentados aqui):

  • Publicação com um autor: Rodrigues (2005) ou (RODRIGUES, 2005);
  • Publicação com dois autores: Parente e Ferreira (2007) ou (PARENTE; FERREIRA, 2007);
  • Publicação com três autores: Ladeira, Santini e Araujo (2012) ou (LADEIRA; SANTINI; ARAUJO, 2012);
  • Publicação com quatro ou mais autores: citar penas o primeiro e adicionar a expressão et al. em seguida – Cardoso et al. ou (CARDOSO et al., 2008);
  • Havendo mais de um trabalho do mesmo autor, no mesmo ano, adicionar letras minúsculas (a, b, c, d etc.), em ordem alfabética, imediatamente após a data (SOBRENOME, 2010a; SOBRENOME, 2010b);
  • As citações indiretas (texto baseado na obra do autor consultado) devem estar SEM ASPAS, seguidas apenas do sobrenome do(s) autor(es) e do ano de publicação da obra;
  • As citações diretas (transcrição textual de parte da obra do autor consultado) devem estar ENTRE ASPAS, seguidas do sobrenome do(s) autor(es), ano de publicação e página(s).
  • Exemplos:
    • Este método tem como “premissa de que os conhecimentos sobre os indivíduos só são possíveis com a descrição da experiência humana, tal como ela é vivida e tal como ela é definida por seus próprios atores” (SPINDOLA; SANTOS, 2003, p. 120).
    • No contexto corporativo, o TBL, segundo Lages, Lages e França (2010, p. 18), “reflete um conjunto de valores, objetivos e processos que uma organização deve focar para criar valor em três dimensões: econômica, social e ambiental”.
  • As citações diretas com MAIS DE TRÊS LINHAS, devem ser aparecer em parágrafo isolado, em espaço simples, com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto, SEM ASPAS e seguidas da referência (SOBRENOME, ano, p. 12).

Referências

As referências devem ser elaboradas de acordo com a norma NBR 6023:2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devem ser apresentadas em ordem alfabética ao final do artigo, respeitando as seguintes regras gerais (consultar a norma completa para os demais casos não apresentados aqui):

  • Abreviar o(s) prenome(s) do(s) autor(es) depois de seu(s) sobrenome(s);
  • Caso a publicação apresente quatro ou mais autores, referenciar apenas o primeiro e adicionar a expressão et. al em seguida;
  • As referências devem apresentar apenas as obras citadas no corpo do texto (citação direta e indireta, conforme NBR 10520:2002);
  • Deve-se utilizar o destaque em itálico para os títulos das publicações, conforme os exemplos a seguir (os subtítulos não são grifados);
  • Verificar se todas as referências citadas ao longo do texto constam na listagem final e vice-versa.

Exemplos

Livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do livro: subtítulo. Local de publicação: Editora, ano de publicação.

CHRISTENSEN, C. M.; ANTHONY, S. D.; ROTH, E. A. O futuro da inovação: usando as teorias da inovação para prever mudanças no mercado. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Capítulos de livros

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do capítulo: subtítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do livro. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Páginas inicial e final.

SOUZA, E. C. L.; GUIMARÃES, T. A. O ensino do empreendedorismo em instituições de ensino superior brasileiras. In: SOUZA, E. C. L. de, GUIMARÃES, T. A. Empreendedorismo além do plano de negócios. São Paulo: Atlas, 2006. p. 241-259.

Periódicos

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título do artigo: subtítulo. Título do Periódico, Local de publicação (Opcional), número do volume (v.), número do fascículo (n.), páginas inicial e final do artigo, mês(es) (jan./mar.). Ano de publicação. 

BERTERO, C. O.; VASCONCELOS, F. C.; BINDER, M. P. Estratégia empresarial: a produção científica brasileira entre 1991 e 2002. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 4, p. 48-63, out./dez. 2003.

Obs: Para artigos científicos, adicionar preferencialmente o DOI ao final da referência. Exemplo:

SIEGLER, J.; BIAZZIN, C.; FERNANDES, A. R. Fragmentação do conhecimento científico em Administração: uma análise crítica. Revista de Administração de Empresas, v. 54, n. 3, p. 254-267, maio./jun. 2014. DOI: 10.1590/S0034-759020140302.

Teses, dissertações e monografias

SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes abreviados. Título da tese/dissertação/monografia. Ano. Número de páginas ou folhas (169 f.). Tese, Dissertação ou Monografia (Doutorado, Mestrado ou Graduação em ... (área de concentração)) – Vinculação acadêmica (programa de pós, faculdade, universidade etc.), local da defesa, ano de publicação.

BARBOSA, P. R. A. Índice de sustentabilidade empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo (ISE-Bovespa): exame da adequação como referência para aperfeiçoamento da gestão sustentável das empresas e para formação de carteiras de investimento orientadas por princípios de sustentabilidade corporativa. 2007. 150 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Instituto Coppead de Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

Anais de eventos

SOBRENOME, Prenomes abreviados. Título: subtítulo. In: Nome do evento (em CAIXA ALTA), numeração do evento (11., 5., 24. etc.), ano, local (cidade) de realização. Anais... Local: Editora, data de publicação e página inicial e final (se houver). Disponível em: <url, se houver>. Acesso em: dia mês (abreviado, com exceção de maio). Ano.

SANTOS, S. R. de O.; SOUZA, M. J. B.; FALKEMBACH, J. R. Responsabilidade social corporativa: um estudo bibliométrico da produção dos EnAnpads na última década. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 5., 2008, Resende. Anais... Resende: AEDB, 2008.

Documento eletrônico

ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Manual de Oslo: diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação. 3. ed. 2005. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/upd_blob/0026/26032.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2013.

BRASIL. Congresso. Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm>. Acesso em: 25 ago. 2013.

As notas devem ser reduzidas ao mínimo necessário e serem reunidas ao final do texto, sequencialmente, depois das referências.

O(s) autor(s) que desconsiderar(em) os parâmetros antes descritos terão seu trabalho devolvido para providenciar as adequações cabíveis.

Artigos

Artigos científicos originais e inéditos.

Resenhas

Resenha crítica de livros.

Orientações Gerais

A RAEP tem interesse em publicar resenha crítica de livros que contribuam para o avanço no processo de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação em Administração e demais publicações cujo conteúdo colabore para a prática da pesquisa em diferentes áreas da Administração.

Estrutura sugerida para Resenha Crítica

Algumas questões para nortear a elaboração de uma resenha crítica são indicadas a seguir:

  1. Em síntese, do que trata o livro/publicação?
    1. De que modo o assunto é abordado?
    2. Qual é a principal tese do autor? Outra ideias complementares?
    3. Qual foi a intenção do autor ao apresentar tal publicação?
    4. O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
  1. Por que o assunto tratado é útil e relevante?
    1. Qual é o principal público-alvo dessa publicação?
    2. Por que o leitor, que é o público-alvo, vai achá-lo útil?
  1. Quais são principais conclusões e perspectivas com base no que foi apresentado?
    1. O tratamento dado ao tema foi bem encadeado de modo a torná-lo compreensível?
    2. Comparando essa obra com outras congêneres, inclusive do mesmo autor, quais conclusões podemos chegar?

Casos de Ensino

Casos de ensino inéditos para uso em sala de aula. Serão aceitos apenas casos baseados em situações reais.

Orientações Gerais

Existem diferentes estilos de Casos de Ensino; um deles é o de Harvard que, normalmente, apresentam a descrição da situação-problema de forma mais detalhada. Enquanto que no Brasil, em geral, os Casos são mais diretos com relação aos temas e teorias utilizadas. Em ambos os estilos, o objetivo de aprendizagem com relação à discussão de temáticas relacionadas ao campo da Administração pode ser alcançado, servindo como uma ferramenta importante para auxiliar os professores no desafio de unir teoria e prática.

A RAEP tem interesse em publicar Casos de Ensino que contribuam com o processo de ensino e aprendizagem dos docentes e discentes dos cursos de graduação em Administração.

Nesse sentido, o Caso de Ensino deve tratar de um (ou mais) problema(s) real(is) de gestão, no qual foi necessária a tomada de decisão.

O nome real da empresa pode ser omitido, pois o foco central é o contexto do processo decisório. Deve-se ter a autorização da empresa para o uso do nome real. Se possível, os dados e datas devem ser reais. Quando não for possível, sugere-se utilizar dados fictícios, mas proporcionais (pode-se multiplicar os valores reais por 3,5 ou 0,3, por exemplo) ao que se verificou na prática.

Estrutura sugerida para o Caso de Ensino

(a) Descrição inicial do contexto e do problema (utilizar datas que ajudem o leitor a compreender a situação vivida pela organização, apresentação das pessoas envolvidas, contexto de tomada de decisão etc);

(b) Histórico e Informações Básicas da Organização (Principais fatos ao longo da história, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros etc);

(c) Descrição detalhada do contexto e do Principal Problema/Desafio. Além da descrição detalhada do contexto e problema, sugere-se sinalizar os dilemas vividos pelos gestores ou mesmo alternativas de decisão, que possam estimular o debate;

(d) Fechamento do caso, com uma síntese do Caso e também com um panorama provável sobre o futuro da organização. Recomenda-se que sejam apresentadas questões para discussão logo após o fechamento. A ideia é que as questões contribuam, tanto para os alunos como também aos professores, na aplicação do Caso de Ensino em sala de aula.

Notas de Ensino

Para que os Casos de Ensino possam ser utilizados em sala de aula, é necessário a apresentação das Notas de Ensino, que devem contemplar os seguintes aspectos:

(a) Modelos e teorias que dão base à compreensão, análise e debate do Caso;

(b) É recomendável que as notas de ensino tratem dos aspectos didáticos e pedagógicos, ou seja, sugestões de como o Caso pode ser utilizado, as possibilidades de análise e debate, os objetivos a serem alcançados, respostas e reações prováveis dos alunos etc.;

(c) Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional, auxiliando professores e alunos na exploração do Caso em termos didáticos.

(d) Indicação de referências pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica. Deve-se evitar o uso de citações ou referências no Caso, pois isso pode prejudicar a fluência do texto.

Referências Sugeridas como suporte na elaboração de Casos

1) IIZUKA, E.S. O Método do Caso de Harvard: Reflexões Sobre sua Pertinência ao Contexto Brasileiro. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A2874.pdf

2) ROESCH, S.M.A. Notas sobre a Construção de Casos para Ensino. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v11n2/a12v11n2.pdf 

3) FARIA, M.; FIGUEIREDO, K.F. Casos de Ensino no Brasil: Análise Bibliométrica e Orientações para Autores. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rac/v17n2/04.pdf

Resumos de Teses e Dissertações

Resumos de Teses e Dissertações relacionadas ao escopo do periódico.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços dos autores informados durante o processo de avaliação são utilizados exclusivamente para o serviço prestado por esta publicação, não sendo utilizados para outra finalidade ou disponibilizados a terceiros.