IMAGINAÇÃO ADMINISTRATIVA: A CIDADE COMO ESPAÇO E FONTE DA APRENDIZAGEM

Publicado
2010-12-31
Palavras-chave: maginação sociológica, gestão, pedagogia crítica

    Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Professora Assistente II da Faculdade de Gestão e Negócios – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG – Brasil
  • Jacquelaine Florindo Borges Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG – Brasil

Resumo

Em estudo clássico, em 1954, Mills (1975) chamou de imaginação sociológica uma qualidade de espírito imprescindível para que os indivíduos pudessem, a despeito da agitação de sua experiência diária, superar a falsa consciência de suas posições sociais. Nós nos inspiramos
no conceito de Mills, nos estudos da pedagogia crítica e nos Critical Management Studies para propor o conceito imaginação administrativa: uma habilidade requerida dos administradores que lhes permite conhecer, sentir, refletir, aprender e ter esperança sobre a sua condição histórica, sua posição social, suas perturbações pessoais e sua participação cidadã nas
questões públicas da estrutura social. Neste artigo, descrevem-se a utilização e os resultados de uma prática pedagógica sustentada nesse conceito. Para a condução dessa atividade pedagógica, os estudantes de uma turma do curso de graduação em Administração são estimulados e orientados a utilizar a arte fotográfica, a pesquisa de campo e o arcabouço
conceitual da área de formação para analisar situações reais da cidade em que vivem. Os resultados deste estudo mostram que essa atividade promoveu a imaginação administrativa dos estudantes ao estimular a reflexão sobre o compromisso do gestor com a sociedade e seu papel social.

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Como Citar
Medeiros, C. R. de O., & Borges, J. F. (2010). IMAGINAÇÃO ADMINISTRATIVA: A CIDADE COMO ESPAÇO E FONTE DA APRENDIZAGEM. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(4), 493-526. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.127