IMAGINAÇÃO ADMINISTRATIVA: A CIDADE COMO ESPAÇO E FONTE DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros Professora Assistente II da Faculdade de Gestão e Negócios – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG – Brasil
  • Jacquelaine Florindo Borges Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.127

Palavras-chave:

maginação sociológica, gestão, pedagogia crítica

Resumo

Em estudo clássico, em 1954, Mills (1975) chamou de imaginação sociológica uma qualidade de espírito imprescindível para que os indivíduos pudessem, a despeito da agitação de sua experiência diária, superar a falsa consciência de suas posições sociais. Nós nos inspiramos
no conceito de Mills, nos estudos da pedagogia crítica e nos Critical Management Studies para propor o conceito imaginação administrativa: uma habilidade requerida dos administradores que lhes permite conhecer, sentir, refletir, aprender e ter esperança sobre a sua condição histórica, sua posição social, suas perturbações pessoais e sua participação cidadã nas
questões públicas da estrutura social. Neste artigo, descrevem-se a utilização e os resultados de uma prática pedagógica sustentada nesse conceito. Para a condução dessa atividade pedagógica, os estudantes de uma turma do curso de graduação em Administração são estimulados e orientados a utilizar a arte fotográfica, a pesquisa de campo e o arcabouço
conceitual da área de formação para analisar situações reais da cidade em que vivem. Os resultados deste estudo mostram que essa atividade promoveu a imaginação administrativa dos estudantes ao estimular a reflexão sobre o compromisso do gestor com a sociedade e seu papel social.

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Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, Professora Assistente II da Faculdade de Gestão e Negócios – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG – Brasil

Mestre em Administração (UFU); doutoranda em Administração na Escola de Administração de Empresas de São Paulo – Fundação Getúlio Vargas. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos Organizacionais e Ensino em Administração

Jacquelaine Florindo Borges, Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG – Brasil

Mestrado em Administração (UFU); doutoranda em Administração na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: Estudos organizacionais, Gestão de pessoas e Ensino e Pesquisa em Administração com ênfase em identidade, representações, simbolismo e carreira

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Publicado

2010-12-31

Como Citar

Medeiros, C. R. de O., & Borges, J. F. (2010). IMAGINAÇÃO ADMINISTRATIVA: A CIDADE COMO ESPAÇO E FONTE DA APRENDIZAGEM. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(4), 493–526. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.127

Edição

Seção

Artigos