IMPLICAÇÕES DOS VALORES BÁSICOS DE ESTUDANTES NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM DOIS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

Marta Fabiano Sambiase Lombardi, Bruno Felix Von Borell de Araujo, Maria Luisa Mendes Teixeira

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar a hierarquia dos valores básicos de estudantes de graduação em Administração de Empresas de duas universidades. Para suportar tal investigação foi utilizada a Teoria de Valores Básicos, de Schwartz. A metodologia adotada compreendeu uma pesquisa tipo exploratória descritiva, quantitativa, com a aplicação do
Portrait Value Questionnaire (PVQ), em amostra final válida composta por 208 casos. Os resultados mostram prioridade para o tipo motivacional Universalismo, que mostra uma preocupação em entender e apreciar o funcionamento das coisas, seguindo uma conduta de tolerância e proteção para o todo; seguido do tipo motivacional Poder, indicando desejo de
status social e vencer na vida. A análise comparativa mostra que, enquanto os estudantes da Universidade A estão mais preocupados com posição profissional e social, os estudantes da Universidade B valorizam mais a diversão, prazer e curiosidade, ao mesmo tempo em que prezam pela segurança. Os achados deste trabalho podem contribuir com um melhor direcionamento de formas de ensino. Para uns, deve-se estimular os desafios e aprendizagem com prazer num ambiente de convívio social favorável; para outros, deve-se enfatizar as oportunidades que lhes dêem caminhos reais para o desenvolvimento profissional.


Palavras-chave


valores; estudantes; graduação; Administração de Empresas

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.128

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2010 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia