IMPLICAÇÕES DOS VALORES BÁSICOS DE ESTUDANTES NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM DOIS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.128Palavras-chave:
valores, estudantes, graduação, Administração de EmpresasResumo
Este estudo tem como objetivo identificar a hierarquia dos valores básicos de estudantes de graduação em Administração de Empresas de duas universidades. Para suportar tal investigação foi utilizada a Teoria de Valores Básicos, de Schwartz. A metodologia adotada compreendeu uma pesquisa tipo exploratória descritiva, quantitativa, com a aplicação do
Portrait Value Questionnaire (PVQ), em amostra final válida composta por 208 casos. Os resultados mostram prioridade para o tipo motivacional Universalismo, que mostra uma preocupação em entender e apreciar o funcionamento das coisas, seguindo uma conduta de tolerância e proteção para o todo; seguido do tipo motivacional Poder, indicando desejo de
status social e vencer na vida. A análise comparativa mostra que, enquanto os estudantes da Universidade A estão mais preocupados com posição profissional e social, os estudantes da Universidade B valorizam mais a diversão, prazer e curiosidade, ao mesmo tempo em que prezam pela segurança. Os achados deste trabalho podem contribuir com um melhor direcionamento de formas de ensino. Para uns, deve-se estimular os desafios e aprendizagem com prazer num ambiente de convívio social favorável; para outros, deve-se enfatizar as oportunidades que lhes dêem caminhos reais para o desenvolvimento profissional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.