IMPLICAÇÕES DOS VALORES BÁSICOS DE ESTUDANTES NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM DOIS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

Publicado
2010-12-31
Palavras-chave: valores, estudantes, graduação, Administração de Empresas

    Autores

  • Marta Fabiano Sambiase Lombardi Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Bruno Felix Von Borell de Araujo Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Maria Luisa Mendes Teixeira Universidade Presbiteriana Mackenzie São Paulo/SP

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar a hierarquia dos valores básicos de estudantes de graduação em Administração de Empresas de duas universidades. Para suportar tal investigação foi utilizada a Teoria de Valores Básicos, de Schwartz. A metodologia adotada compreendeu uma pesquisa tipo exploratória descritiva, quantitativa, com a aplicação do
Portrait Value Questionnaire (PVQ), em amostra final válida composta por 208 casos. Os resultados mostram prioridade para o tipo motivacional Universalismo, que mostra uma preocupação em entender e apreciar o funcionamento das coisas, seguindo uma conduta de tolerância e proteção para o todo; seguido do tipo motivacional Poder, indicando desejo de
status social e vencer na vida. A análise comparativa mostra que, enquanto os estudantes da Universidade A estão mais preocupados com posição profissional e social, os estudantes da Universidade B valorizam mais a diversão, prazer e curiosidade, ao mesmo tempo em que prezam pela segurança. Os achados deste trabalho podem contribuir com um melhor direcionamento de formas de ensino. Para uns, deve-se estimular os desafios e aprendizagem com prazer num ambiente de convívio social favorável; para outros, deve-se enfatizar as oportunidades que lhes dêem caminhos reais para o desenvolvimento profissional.

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Como Citar
Lombardi, M. F. S., Araujo, B. F. V. B. de, & Teixeira, M. L. M. (2010). IMPLICAÇÕES DOS VALORES BÁSICOS DE ESTUDANTES NO ENSINO DE ADMINISTRAÇÃO: UM ESTUDO EM DOIS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(4), 527-550. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n4.128