MENSURAÇÃO COM INDICADORES FORMATIVOS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: COMO LIDAR COM A MULTICOLINEARIDADE ENTRE ELES?

Autores

  • Diógenes de Souza Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP
  • Cesar Alexandre de Souza Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.145

Palavras-chave:

modelagem em equações estruturais, MEE, LISREL, PLS-PM, indicadores formativos

Resumo

O uso de indicadores formativos em modelos de equações estruturais é um dos motivos para se usar o Partial Least Squares Path Modeling (PLSPM) em vez do LISREL. Além disso, tem aumentado o uso de PLS-PM nas pesquisas em Administração de Empresas. O objetivo desta pesquisa é a avaliação dos efeitos da multicolinearidade de indicadores formativos sobre os valores estimados para os pesos fatoriais e para o coeficiente estrutural. Para simular diferentes valores de multicolinearidade varia-se a quantidade de indicadores por variável latente, bem como a correlação entre eles, sendo gerados 540 modelos com diferentes valores para os
coeficientes estruturais. Como conclusão, verifica-se que o aumento da variabilidade dos pesos fatoriais é incrementado para valores menores do coeficiente estrutural. Apesar da impossibilidade de se avaliar a importância relativa de cada indicador para a mensuração do construto, sob a influência da multicolinearidade, observa-se que os coeficientes estruturais não são alterados. Também se observa a inconsistência do PLS-PM quando se usa menos de cinco indicadores por variável latente (consistency at large) e quando a confiabilidade é inferior a 0,9. Ao final são feitas recomendações para a minimização dos efeitos da
multicolinearidade e sugerem-se direções para novas pesquisas.

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Biografia do Autor

Diógenes de Souza Bido, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo.  Áreas de interesse em pesquisa: Aspectos metodológicos da pesquisa em administração, modelagem em equações estruturais (LISREL e PLS-PM), análise multivariada, Aprendizagem Individual e nas Organizações e Medidas em Aprendizagem Organizacional

Dirceu da Silva, Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo,  Áreas de interesse em pesquisa: Administração e Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional e Avaliação de Mercado com ênfase no desenvolvimento de metodologias quantitativas de análise de dados numéricos e análise multivariada de dados

Cesar Alexandre de Souza, Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP

Doutor em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Áreas de interesse em pesquisa: Administração da Informação, Sistemas de Informação, Sistemas ERP, Administração de Empresas e informatização de pequenas e médias empresas e governo eletrônico

Arilda Schmidt Godoy, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Áreas de interesse em pesquisa: Gestão Humana e Social nas Organizações, Competências e Aprendizagem.

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Publicado

2010-06-30

Como Citar

Bido, D. de S., Silva, D. da, Souza, C. A. de, & Godoy, A. S. (2010). MENSURAÇÃO COM INDICADORES FORMATIVOS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: COMO LIDAR COM A MULTICOLINEARIDADE ENTRE ELES?. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(2), 245–269. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.145

Edição

Seção

Artigos