MENSURAÇÃO COM INDICADORES FORMATIVOS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: COMO LIDAR COM A MULTICOLINEARIDADE ENTRE ELES?

Publicado
2010-06-30
Palavras-chave: modelagem em equações estruturais, MEE, LISREL, PLS-PM, indicadores formativos

    Autores

  • Diógenes de Souza Bido Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Dirceu da Silva Universidade Nove de Julho, São Paulo/SP
  • Cesar Alexandre de Souza Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo/SP
  • Arilda Schmidt Godoy Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Resumo

O uso de indicadores formativos em modelos de equações estruturais é um dos motivos para se usar o Partial Least Squares Path Modeling (PLSPM) em vez do LISREL. Além disso, tem aumentado o uso de PLS-PM nas pesquisas em Administração de Empresas. O objetivo desta pesquisa é a avaliação dos efeitos da multicolinearidade de indicadores formativos sobre os valores estimados para os pesos fatoriais e para o coeficiente estrutural. Para simular diferentes valores de multicolinearidade varia-se a quantidade de indicadores por variável latente, bem como a correlação entre eles, sendo gerados 540 modelos com diferentes valores para os
coeficientes estruturais. Como conclusão, verifica-se que o aumento da variabilidade dos pesos fatoriais é incrementado para valores menores do coeficiente estrutural. Apesar da impossibilidade de se avaliar a importância relativa de cada indicador para a mensuração do construto, sob a influência da multicolinearidade, observa-se que os coeficientes estruturais não são alterados. Também se observa a inconsistência do PLS-PM quando se usa menos de cinco indicadores por variável latente (consistency at large) e quando a confiabilidade é inferior a 0,9. Ao final são feitas recomendações para a minimização dos efeitos da
multicolinearidade e sugerem-se direções para novas pesquisas.

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Como Citar
Bido, D. de S., Silva, D. da, Souza, C. A. de, & Godoy, A. S. (2010). MENSURAÇÃO COM INDICADORES FORMATIVOS NAS PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: COMO LIDAR COM A MULTICOLINEARIDADE ENTRE ELES?. Administração: Ensino E Pesquisa, 11(2), 245-269. https://doi.org/10.13058/raep.2010.v11n2.145