A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1482Palavras-chave:
Educação para a Sustentabilidade, Ensino Superior, AdministraçãoResumo
Este artigo traz a educação superior como elemento chave para promover ação e mudanças. O enfoque é a formação de gestores partindo-se do pressuposto que as organizações e seus atores são essenciais para promover impactos positivos na sociedade. Neste contexto, este artigo se propõe a responder ao seguinte questionamento: De que maneira elementos contextuais, organizacionais e curriculares podem colaborar para a presença da temática Sustentabilidade na formação superior em Administração? Assim, o objetivo geral envolveu analisar em que medida elementos contextuais, organizacionais e curriculares colaboram para a formação superior em Administração sob a perspectiva da Sustentabilidade. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo em uma Universidade privada do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi dividida em quatro etapas considerando: análise detalhada dos Planos de Ensino das disciplinas, realização de entrevistas junto a atores chave na gestão da instituição, grupo focal com estudantes, aplicação de questionário junto a estudantes dos últimos semestres do curso, e dados secundários presentes no site institucional e em documentos internos da instituição. Os principais resultados mostram que existe um movimento institucional que emerge principalmente da característica comunitária da Universidade e das avaliações externas. Existem práticas socioambientais, mas a IES é percebida mais sob a perspectiva da inovação e não da Sustentabilidade. O currículo da Administração sofreu mudanças que incluem a inserção de disciplinas específicas das áreas, o que vai ao encontro da demanda manifestada pelos estudantes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.