A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares

Paola Schmitt Figueiró, Guilherme Frozza Felix da Silva, Ariana Raquel Philereno

Resumo


Este artigo traz a educação superior como elemento chave para promover ação e mudanças. O enfoque é a formação de gestores partindo-se do pressuposto que as organizações e seus atores são essenciais para promover impactos positivos na sociedade. Neste contexto, este artigo se propõe a responder ao seguinte questionamento: De que maneira elementos contextuais, organizacionais e curriculares podem colaborar para a presença da temática Sustentabilidade na formação superior em Administração? Assim, o objetivo geral envolveu analisar em que medida elementos contextuais, organizacionais e curriculares colaboram para a formação superior em Administração sob a perspectiva da Sustentabilidade. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo em uma Universidade privada do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi dividida em quatro etapas considerando: análise detalhada dos Planos de Ensino das disciplinas, realização de entrevistas junto a atores chave na gestão da instituição, grupo focal com estudantes, aplicação de questionário junto a estudantes dos últimos semestres do curso, e dados secundários presentes no site institucional e em documentos internos da instituição. Os principais resultados mostram que existe um movimento institucional que emerge principalmente da característica comunitária da Universidade e das avaliações externas. Existem práticas socioambientais, mas a IES é percebida mais sob a perspectiva da inovação e não da Sustentabilidade. O currículo da Administração sofreu mudanças que incluem a inserção de disciplinas específicas das áreas, o que vai ao encontro da demanda manifestada pelos estudantes.

Palavras-chave


Educação para a Sustentabilidade; Ensino Superior; Administração

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1482

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2019 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia