A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares

Publicado
2019-09-01
Palavras-chave: Educação para a Sustentabilidade, Ensino Superior, Administração

Resumo

Este artigo traz a educação superior como elemento chave para promover ação e mudanças. O enfoque é a formação de gestores partindo-se do pressuposto que as organizações e seus atores são essenciais para promover impactos positivos na sociedade. Neste contexto, este artigo se propõe a responder ao seguinte questionamento: De que maneira elementos contextuais, organizacionais e curriculares podem colaborar para a presença da temática Sustentabilidade na formação superior em Administração? Assim, o objetivo geral envolveu analisar em que medida elementos contextuais, organizacionais e curriculares colaboram para a formação superior em Administração sob a perspectiva da Sustentabilidade. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de cunho qualitativo em uma Universidade privada do Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi dividida em quatro etapas considerando: análise detalhada dos Planos de Ensino das disciplinas, realização de entrevistas junto a atores chave na gestão da instituição, grupo focal com estudantes, aplicação de questionário junto a estudantes dos últimos semestres do curso, e dados secundários presentes no site institucional e em documentos internos da instituição. Os principais resultados mostram que existe um movimento institucional que emerge principalmente da característica comunitária da Universidade e das avaliações externas. Existem práticas socioambientais, mas a IES é percebida mais sob a perspectiva da inovação e não da Sustentabilidade. O currículo da Administração sofreu mudanças que incluem a inserção de disciplinas específicas das áreas, o que vai ao encontro da demanda manifestada pelos estudantes.

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Como Citar
Schmitt Figueiró, P., Silva, G. F. F. da, & Philereno, A. R. (2019). A temática sustentabilidade na formação em administração: a influência de elementos contextuais, organizacionais e curriculares. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(3), 714-753. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1482