Estratégias para a gestão de ensino globalmente responsável: um estudo de caso brasileiro na educação executiva
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1485Palavras-chave:
Liderança Responsável, Sustentabilidade, Educação, ODSResumo
O objetivo da educação executiva responsável é capacitar os estudantes para serem futuros geradores de valor sustentável para os negócios e a sociedade em geral. Nesse sentido, as escolas de negócios precisam promover uma visão de gestão sustentável associada ao escopo de estudo do aluno. Com base nesse alinhamento, esta pesquisa tem como objetivo analisar a efetividade de uma disciplina de capacitação em sustentabilidade, criada pelo ISAE Brazilian Business School, na conscientização e promoção de uma reflexão sobre gestão sustentável para estudantes executivos de diferentes áreas do conhecimento. Com base na resposta dos estudantes aos questionários aplicados antes e após cada aula, esta análise procura mensurar o nível de conhecimento adquirido pelos participantes, refletindo sobre a contribuição social este tipo de iniciativa. Os resultados demonstram uma curva de crescimento significativa no processo de aprendizagem, representando um impacto positivo que permite aos pesquisadores inferir que o “Seminário de Contextualização” tem uma contribuição importante para conscientizar os líderes em busca de um mundo mais sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.