Estratégias para a gestão de ensino globalmente responsável: um estudo de caso brasileiro na educação executiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1485

Palavras-chave:

Liderança Responsável, Sustentabilidade, Educação, ODS

Resumo

O objetivo da educação executiva responsável é capacitar os estudantes para serem futuros geradores de valor sustentável para os negócios e a sociedade em geral. Nesse sentido, as escolas de negócios precisam promover uma visão de gestão sustentável associada ao escopo de estudo do aluno. Com base nesse alinhamento, esta pesquisa tem como objetivo analisar a efetividade de uma disciplina de capacitação em sustentabilidade, criada pelo ISAE Brazilian Business School, na conscientização e promoção de uma reflexão sobre gestão sustentável para estudantes executivos de diferentes áreas do conhecimento. Com base na resposta dos estudantes aos questionários aplicados antes e após cada aula, esta análise procura mensurar o nível de conhecimento adquirido pelos participantes, refletindo sobre a contribuição social este tipo de iniciativa. Os resultados demonstram uma curva de crescimento significativa no processo de aprendizagem, representando um impacto positivo que permite aos pesquisadores inferir que o “Seminário de Contextualização” tem uma contribuição importante para conscientizar os líderes em busca de um mundo mais sustentável.

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Biografia do Autor

Norman de Paula Arruda Filho, ISAE Escola de Negócios

Doutor em Administração pela ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Área de interesse em pesquisa: Educação, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável.

Marcia Regina Martelozo Cassitas Hino, Universidade Positivo, Curitiba/PR

Doutora em Administração pela EAESP-FGV.

Área de interesse em pesquisa: Educação, Tecnologia, Transição sócio-técnica, Sustentabilidade.

Barbara S. Przybylowicz Beuter, Instituto Superior de Administração e Economia, Curitiba/PR

Mestranda em Governança e Sustentabilidade pela ISAE.

Área de interesse em pesquisa: Educação, Sustentabilidade, Desenvolvimento Sustentável.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Arruda Filho, N. de P., Hino, M. R. M. C., & Beuter, B. S. P. (2019). Estratégias para a gestão de ensino globalmente responsável: um estudo de caso brasileiro na educação executiva. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(3), 640–672. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1485