Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1494

Palavras-chave:

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, Educação em Administração

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar, por meio da análise das concepções de sustentabilidade dos estudantes do curso de Administração da UFPB, maneiras de se incorporar a sustentabilidade à sua formação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa fenomenográfica, abordagem cujo objetivo é investigar empiricamente como as pessoas experienciam, compreendem e atribuem significado a um fenômeno no mundo em torno deles. Sua aplicação na UFPB levou em conta a relevância de se estudar educação para a sustentabilidade em um campus universitário inserido em um ambiente de Mata Atlântica. Foram identificadas três concepções de sustentabilidade: oportunidade, recursos e senso de coletividade, da mais superficial à mais profunda, respectivamente. A pesquisa revelou que a maior parte dos estudantes entrevistados concebe sustentabilidade em termos de recursos, não sendo possível identificar um aprofundamento resultante do processo de formação desses estudantes. Cinco direcionamentos foram apontados pelos alunos para a incorporação da sustentabilidade na formação do administrador: a criação de uma disciplina específica focada na sustentabilidade; a abordagem da sustentabilidade de forma interdisciplinar; a prática como aporte à teoria; o fomento a projetos de iniciação científica que tratem sobre essa temática; e a realização de campanhas institucionais de conscientização sobre a sustentabilidade.

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Biografia do Autor

Luciana Cabral Farias, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa/PB

Mestre em Administração pela UFPB.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação para Sustentabilidade, Comunicação Científica.

Ana Lúcia de Araújo Lima Coelho, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Doutora em Administração pela UNIVALI.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação para Sustentabilidade, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Gestão Ambiental.

Christiano Coelho, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFPB.

Áreas de interesse em pesquisa: Educação para Sustentabilidade, Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade, Contabilidade Ambiental.

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Farias, L. C., Coelho, A. L. de A. L., & Coelho, C. (2019). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(3), 796–836. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1494