Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública

Publicado
2019-09-01
Palavras-chave: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação para a Sustentabilidade, Educação em Administração

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo identificar, por meio da análise das concepções de sustentabilidade dos estudantes do curso de Administração da UFPB, maneiras de se incorporar a sustentabilidade à sua formação. Em termos metodológicos, realizou-se uma pesquisa fenomenográfica, abordagem cujo objetivo é investigar empiricamente como as pessoas experienciam, compreendem e atribuem significado a um fenômeno no mundo em torno deles. Sua aplicação na UFPB levou em conta a relevância de se estudar educação para a sustentabilidade em um campus universitário inserido em um ambiente de Mata Atlântica. Foram identificadas três concepções de sustentabilidade: oportunidade, recursos e senso de coletividade, da mais superficial à mais profunda, respectivamente. A pesquisa revelou que a maior parte dos estudantes entrevistados concebe sustentabilidade em termos de recursos, não sendo possível identificar um aprofundamento resultante do processo de formação desses estudantes. Cinco direcionamentos foram apontados pelos alunos para a incorporação da sustentabilidade na formação do administrador: a criação de uma disciplina específica focada na sustentabilidade; a abordagem da sustentabilidade de forma interdisciplinar; a prática como aporte à teoria; o fomento a projetos de iniciação científica que tratem sobre essa temática; e a realização de campanhas institucionais de conscientização sobre a sustentabilidade.

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Como Citar
Farias, L. C., Coelho, A. L. de A. L., & Coelho, C. (2019). Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e educação para a sustentabilidade: análise das concepções de sustentabilidade de estudantes de Administração em uma instituição superior pública. Administração: Ensino E Pesquisa, 20(3), 796-836. https://doi.org/10.13058/raep.2019.v20n3.1494