UMA ESCUTA AO ALUNADO DE ADMINISTRAÇÃO: SUAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOR À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA

Ana Cristina Batista-dos-Santos, Emanuelly Alves Pelogio, Monique Fonseca Cardoso, Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre

Resumo


O texto tem como objetivo compreender criticamente as concepções de Administração e administrador de graduandos em Administração – iniciantes e concluintes – de duas universidades públicas federais de um estado do Nordeste brasileiro. Realizaram-se dois tipos de entrevistas, com doze sujeitos. Entre os resultados, destacam-se algumas dimensões. Sobre os motivos para a escolha do curso de Administração, estão: vocação; conveniência; ser um curso generalista; como complemento; curso substituto; e, ainda, voltado para a prática. No tocante às representações de Administração, predominam: ciência, arte, mediação, pragmatismo, senso comum e adiamento. Sobre o administrador, há um silêncio discursivo, emergindo em seu lugar: o professor, o empreendedor e o servidor público. Os resultados indicam que a natureza, a conceituação, e o papel da Administração e do administrador na sociedade e nas organizações não estão claros para os sujeitos entrevistados. Tal indefinição gera para os entrevistados riscos, principalmente ontológico, ao não conseguirem definir o que seja administração, e instrumentalizarem o exercício da profissão – e existencial – ao discursivamente silenciarem sobre si mesmos como administradores no futuro.

Palavras-chave


Administração; administrador; crítica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.168

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2011 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia