UMA ESCUTA AO ALUNADO DE ADMINISTRAÇÃO: SUAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOR À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA

Publicado
2011-06-30
Palavras-chave: Administração, administrador, crítica.

    Autores

  • Ana Cristina Batista-dos-Santos Universidade Federal Rural do Semiárido – Mossoró/RN.
  • Emanuelly Alves Pelogio Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal/RN.
  • Monique Fonseca Cardoso Estácio / Faculdade de Natal – Natal/RN
  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semiárido – Mossoró/RN
  • Mauro Lemuel de Oliveira Alexandre Universidade Federal Rural do Semiárido Mossoró/RN

Resumo

O texto tem como objetivo compreender criticamente as concepções de Administração e administrador de graduandos em Administração – iniciantes e concluintes – de duas universidades públicas federais de um estado do Nordeste brasileiro. Realizaram-se dois tipos de entrevistas, com doze sujeitos. Entre os resultados, destacam-se algumas dimensões. Sobre os motivos para a escolha do curso de Administração, estão: vocação; conveniência; ser um curso generalista; como complemento; curso substituto; e, ainda, voltado para a prática. No tocante às representações de Administração, predominam: ciência, arte, mediação, pragmatismo, senso comum e adiamento. Sobre o administrador, há um silêncio discursivo, emergindo em seu lugar: o professor, o empreendedor e o servidor público. Os resultados indicam que a natureza, a conceituação, e o papel da Administração e do administrador na sociedade e nas organizações não estão claros para os sujeitos entrevistados. Tal indefinição gera para os entrevistados riscos, principalmente ontológico, ao não conseguirem definir o que seja administração, e instrumentalizarem o exercício da profissão – e existencial – ao discursivamente silenciarem sobre si mesmos como administradores no futuro.

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Como Citar
Batista-dos-Santos, A. C., Pelogio, E. A., Cardoso, M. F., Leite, Y. V. P., & Alexandre, M. L. de O. (2011). UMA ESCUTA AO ALUNADO DE ADMINISTRAÇÃO: SUAS CONCEPÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO E ADMINISTRADOR À LUZ DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(2), 265-296. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n2.168