O PERFIL E A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL

Vanessa Brulon Soares, Pierre Ohayon, Gerson Rosenberg

Resumo


O objetivo deste artigo é identificar em que pontos os cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública do Brasil atendem ao perfil desejado do administrador público traçado pela literatura especializada. Para tal, foram estabelecidos a definição e o papel do administrador público, bem como o percurso histórico da administração pública no Brasil. Além disso, foram analisados o perfil e a formação do administrador público, considerados mais adequados pela literatura especializada. Para atingir o referido objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, comparando-se o currículo dos cursos de seis instituições de ensino superior do país com os dados levantados na literatura. Pode-se concluir que há uma correspondência dos currículos analisados com a literatura levantada no que diz respeito à presença de disciplinas referentes à política, gestão de pessoas, administração financeira, economia e novas tecnologias. Destacou-se, ainda, a divergência deste currículo com relação à bibliografia pesquisada no que se refere às disciplinas de ética, administração de recursos, relações internacionais, inovação, estratégia, gestão de mudanças, entre outras. Assim,
espera-se que estes pontos de divergência aqui levantados possam servir de base para futuras discussões a respeito da formação do administrador
público.


Palavras-chave


administrador público; formação; cursos de administração pública.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.173

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2011 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia