O PERFIL E A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL

Publicado
2011-03-31
Palavras-chave: administrador público, formação, cursos de administração pública.

    Autores

  • Vanessa Brulon Soares Fundação Getulio Vargas – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, Rio de Janeiro/RJ
  • Pierre Ohayon Faculdade de Administração e Ciências Contábeis – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro/RJ
  • Gerson Rosenberg Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro/RJ

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar em que pontos os cursos de graduação e pós-graduação em Administração Pública do Brasil atendem ao perfil desejado do administrador público traçado pela literatura especializada. Para tal, foram estabelecidos a definição e o papel do administrador público, bem como o percurso histórico da administração pública no Brasil. Além disso, foram analisados o perfil e a formação do administrador público, considerados mais adequados pela literatura especializada. Para atingir o referido objetivo foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, comparando-se o currículo dos cursos de seis instituições de ensino superior do país com os dados levantados na literatura. Pode-se concluir que há uma correspondência dos currículos analisados com a literatura levantada no que diz respeito à presença de disciplinas referentes à política, gestão de pessoas, administração financeira, economia e novas tecnologias. Destacou-se, ainda, a divergência deste currículo com relação à bibliografia pesquisada no que se refere às disciplinas de ética, administração de recursos, relações internacionais, inovação, estratégia, gestão de mudanças, entre outras. Assim,
espera-se que estes pontos de divergência aqui levantados possam servir de base para futuras discussões a respeito da formação do administrador
público.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Soares, V. B., Ohayon, P., & Rosenberg, G. (2011). O PERFIL E A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE CURRICULAR DE CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO DO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(1), 65-92. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.173