COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA ÓTICA DOS ALUNOS FORMANDOS: UM ESTUDO EM CINCO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Marta Fabiano Sambiase Lombardi Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP
  • Luciana Traverso Universidade Federal de Santa Maria, Silveira Martins/RS
  • Ramon Silva Leite Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG – Brasil
  • Francisval de Melo Carvalho Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG – Brasil
  • Abrão Caro Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.175

Palavras-chave:

competência, diretrizes curriculares, graduação, administração de empresas

Resumo

Considerando as diretrizes curriculares para os cursos de Administração, este estudo procura compreender se as Instituições de Ensino Superior (IES), na percepção dos alunos formandos, têm conseguido desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes sugeridas por tais diretrizes ao longo do curso de graduação. Para tanto, foi aplicada uma pesquisa aos acadêmicos do último ano de graduação em Administração de cinco diferentes IESs,
localizadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. A pesquisa tipo exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, utilizou estatística descritiva e fatorial exploratória para comparar os grupos sugeridos pelas diretrizes básicas e pela percepção dos alunos. Os resultados apontam que a percepção dos formandos é mais genérica do que a
classificação de competências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN), resultando em quatro fatores, nomeados de capacidade de gestão, habilidade relacional, conhecimento e orientação. O agrupamento em quatro fatores sugere que os oito grupos de competências e habilidades que as DCN prevê sejam possíveis de serem reveladas pelos cursos de graduação em Administração não são reconhecidas pelos discentes.

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Biografia do Autor

Marta Fabiano Sambiase Lombardi, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutora em Administração de Empresas pela UPM. Áreas de interesse em pesquisa: Estratégia; relações interorganizacionais; cooperação; valores humanos e sustentabilidade

Luciana Traverso, Universidade Federal de Santa Maria, Silveira Martins/RS

Doutora em Administração de Empresas pela UPM. Áreas de interesse em pesquisa: Aprendizagem Organizacional; Competências Organizacionais e Gestão do conhecimento organizacional.

Ramon Silva Leite, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte/MG – Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela UPM. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração, Marketing.

Francisval de Melo Carvalho, Universidade Federal de Lavras, Lavras/MG – Brasil

Doutor em Administração de Empresas pela UPM. Áreas de interesse em pesquisa: Finanças estratégicas; Medidas de desempenho; Visão Baseada em Recursos

Abrão Caro, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo/SP

Doutor em Administração pela FEA/USP. Áreas de interesse em pesquisa: Ensino e Pesquisa em Administração; Marketing

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Publicado

2011-03-31

Como Citar

Lombardi, M. F. S., Traverso, L., Leite, R. S., Carvalho, F. de M., & Caro, A. (2011). COMPETÊNCIAS ADQUIRIDAS DURANTE O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS NA ÓTICA DOS ALUNOS FORMANDOS: UM ESTUDO EM CINCO INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Administração: Ensino E Pesquisa, 12(1), 119–147. https://doi.org/10.13058/raep.2011.v12n1.175

Edição

Seção

Artigos