“Camarão” só é peixe na vazante da maré: conflitos na gestão de águas em um comitê de bacia hidrográfica
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1841Resumo
O caso ilustra o dilema vivido por Marcelo, um servidor público integrante do Comitê de Assessoramento da gestão de recursos hídricos da Bacia do Rio Cariri, que em determinada altura, decide apoiar a criação de camarão em cativeiro (carcinicultura) num reservatório hídrico no Ceará. Mas a solução que parecia ideal, gerou fortes impactos ambientais, para comunidades que viviam abaixo do reservatório, colocando o Comitê numa situação delicada. Elaborado a partir de uma experiência real vivida por um órgão colegiado em uma das quatorze regiões político-administrativas cearenses, a problemática apresentada tem como cerne a gestão de recursos hídricos no sertão brasileiro, que perpassa ações de convivência com o Semiárido em dias atuais. O caso estimula o debate sobre a necessidade de se considerar múltiplas alternativas para o “problema da água”, analisando a perspectiva da gestão – empresarial e pública – que deve nortear decisões pautadas na observância de variáveis complexas e desdobramentos que afetam diferentes grupos sociais. As notas de ensino compreendem os aspectos pedagógicos da utilização do caso, bem como apresentam as fontes e métodos da coleta dos dados para sua elaboração e sugere questões e debates a serem aplicados aos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.