“Camarão” só é peixe na vazante da maré: conflitos na gestão de águas em um comitê de bacia hidrográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1841

Resumo

O caso ilustra o dilema vivido por Marcelo, um servidor público integrante do Comitê de Assessoramento da gestão de recursos hídricos da Bacia do Rio Cariri, que em determinada altura, decide apoiar a criação de camarão em cativeiro (carcinicultura) num reservatório hídrico no Ceará. Mas a solução que parecia ideal, gerou fortes impactos ambientais, para comunidades que viviam abaixo do reservatório, colocando o Comitê numa situação delicada. Elaborado a partir de uma experiência real vivida por um órgão colegiado em uma das quatorze regiões político-administrativas cearenses, a problemática apresentada tem como cerne a gestão de recursos hídricos no sertão brasileiro, que perpassa ações de convivência com o Semiárido em dias atuais. O caso estimula o debate sobre a necessidade de se considerar múltiplas alternativas para o “problema da água”, analisando a perspectiva da gestão – empresarial e pública – que deve nortear decisões pautadas na observância de variáveis complexas e desdobramentos que afetam diferentes grupos sociais. As notas de ensino compreendem os aspectos pedagógicos da utilização do caso, bem como apresentam as fontes e métodos da coleta dos dados para sua elaboração e sugere questões e debates a serem aplicados aos alunos.

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Biografia do Autor

Ives Romero Tavares do Nascimento, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte/CE

Doutor em Administração - Universidade Federal da Bahia

Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte/CE

Graduando em Administração - Universidade Federal do Cariri

Manoel Bastos Gomes Neto, Universidade Federal do Cariri, Juazeiro do Norte/CE

Graduando em Administração - Universidade Federal do Cariri

Publicado

2020-09-01

Como Citar

Nascimento, I. R. T. do, Silva, L. E. N., & Gomes Neto, M. B. (2020). “Camarão” só é peixe na vazante da maré: conflitos na gestão de águas em um comitê de bacia hidrográfica. Administração: Ensino E Pesquisa, 21(3), 454–478. https://doi.org/10.13058/raep.2020.v21n3.1841

Edição

Seção

Casos de Ensino