Planejamento de Questionários: Unificando conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1876

Palavras-chave:

Questionários, Instrumentação, Escalas, Estatística, Métodos de Pesquisa

Resumo

Neste estudo, são apresentadas especificidades práticas para a construção de questionários para fins técnicos e/ou acadêmicos, considerando a funcionalidade e a contextualização com a pesquisa em administração. A partir disso, propôs-se aprofundar teoricamente a operacionalização de questionários como instrumentos de pesquisa. Com base em um estudo bibliográfico, discutem-se o planejamento adequado de instrumentos para a triagem, a construção, a aplicação (levantamento) e as possibilidades analíticas, considerando os conceitos de fidedignidade, validade e precisão. Foram utilizados exemplos da literatura para demonstrar a aplicação profícua de questionários em contexto gerenciais. Como contribuição, este estudo avança na compilação de conhecimentos em psicometria e pesquisa de mercado, que possibilitam um espectro mais amplo para a usabilidade de instrumentos para a tomada de decisão com maior robustez metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Henrique Silva de Souza, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Mestre em Psicologia e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Presidente do Conselho Fiscal da Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico (FADETEC). Lidera o grupo de pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP/IFNMG). Editor Acadêmico do Journal of Education, Society and Behavioural Science.

Jorge Artur Peçanha de Miranda Coelho, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Coordenador do Laboratório de Avaliação e Medida Cognitiva e Emocional (LAMCE). Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Nilton Cesar Lima, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professor da graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Pós-doutorando no PPGTE da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Josmário de Albuquerque Silva, The Open University

Doutorando em Educational Technology (Tecnologia Educacional) pela The Open University (Inglaterra). Mestre em Modelagem Computacional de Conhecimento e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

Germano Gabriel Lima Esteves, Universidade de Rio Verde (UniRV)

Professor Adjunto I da Universidade de Rio Verde (UniRV). Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica de Rio Verde - LAPRV. Editor júnior da Revista Psicologia: Organizações & Trabalho (rPOT). Membro do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Mestre e Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas. Doutorando em Psicologia Social do Trabalho e das Organizações na Universidade Nacional de Brasília - PSTO/UNB.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Souza, G. H. S. de, Coelho, J. A. P. de M., Lima, N. C., Silva, J. de A., & Esteves, G. G. L. (2021). Planejamento de Questionários: Unificando conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1876

Edição

Seção

Artigos