Planejamento de Questionários: Unificando conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria

Publicado
2021-05-10
Palavras-chave: Questionários, Instrumentação, Escalas, Estatística, Métodos de Pesquisa

Resumo

Neste estudo, são apresentadas especificidades práticas para a construção de questionários para fins técnicos e/ou acadêmicos, considerando a funcionalidade e a contextualização com a pesquisa em administração. A partir disso, propôs-se aprofundar teoricamente a operacionalização de questionários como instrumentos de pesquisa. Com base em um estudo bibliográfico, discutem-se o planejamento adequado de instrumentos para a triagem, a construção, a aplicação (levantamento) e as possibilidades analíticas, considerando os conceitos de fidedignidade, validade e precisão. Foram utilizados exemplos da literatura para demonstrar a aplicação profícua de questionários em contexto gerenciais. Como contribuição, este estudo avança na compilação de conhecimentos em psicometria e pesquisa de mercado, que possibilitam um espectro mais amplo para a usabilidade de instrumentos para a tomada de decisão com maior robustez metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Souza, G. H. S. de, Coelho, J. A. P. de M., Lima, N. C., Silva, J. de A., & Esteves, G. G. L. (2021). Planejamento de Questionários: Unificando conhecimentos em Pesquisa de Mercado e Psicometria. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1876