Blended learning: uma revisão sistemática sobre vantagens e desvantagens na percepção dos alunos e impactos nas IES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1915

Palavras-chave:

Ensino, Administração, Pesquisa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar como o blended learning impacta o modelo de negócios das instituições de ensino superior (IES) e quais são as vantagens e desvantagens percebidas pelos alunos de IES quanto à utilização do blended learning. Para alcançar essa objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura em cinco bases de dados e, após todas as etapas necessárias para a sua execução, a amostra final para análise foi composta de 21 trabalhos. Como resultados nota-se que a implementação do blended learning nas IES altera o modelo de negócios existente, porém esse impacto é analisado sob a perspectiva de alguns elementos em específico (como o custo) e não por meio de uma abordagem holística. No que se refere às vantagens e desvantagens percebidas pelos alunos de IES tem-se uma convergência dos resultados dos trabalhos analisados. Esses aspectos podem ser vistos como um bom direcionador de quais aspectos potencializam o blended learning na perspectiva dos alunos e quais aspectos necessitam de maior atenção por parte dos responsáveis pela implementação e execução do blended learning nas IES por serem entendidas como desvantagens pelos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Celestino, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEAUSP

Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP) e mestrando em Administração pela mesma instituição na área de Métodos Quantitativos e Informática (MQI) tendo objeto de pesquisa o blended learning e suas formas de estruturação.

Adriana Backx Noronha Viana, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária - FEAUSP

rofessora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (IME/USP, 1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP, 1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC / UNICAMP, 1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Tecnologias Digitais Educacionais. Vice-Coordenadora do Núcleo para desenvolvimento em tecnologias e ambientes educacionais (NACE-NPT / USP) e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Tecnologias, Modelos e Sistemas Aplicados em Administração da FEA / USP. Autora de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais, assim como livros e capítulo de livros.

Publicado

2021-05-10

Como Citar

Celestino, E. H., & Backx Noronha Viana, A. (2021). Blended learning: uma revisão sistemática sobre vantagens e desvantagens na percepção dos alunos e impactos nas IES. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1915

Edição

Seção

Artigos