Blended learning: uma revisão sistemática sobre vantagens e desvantagens na percepção dos alunos e impactos nas IES

Publicado
2021-05-10
Palavras-chave: Ensino, Administração, Pesquisa

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar como o blended learning impacta o modelo de negócios das instituições de ensino superior (IES) e quais são as vantagens e desvantagens percebidas pelos alunos de IES quanto à utilização do blended learning. Para alcançar essa objetivo, realizou-se uma revisão sistemática da literatura em cinco bases de dados e, após todas as etapas necessárias para a sua execução, a amostra final para análise foi composta de 21 trabalhos. Como resultados nota-se que a implementação do blended learning nas IES altera o modelo de negócios existente, porém esse impacto é analisado sob a perspectiva de alguns elementos em específico (como o custo) e não por meio de uma abordagem holística. No que se refere às vantagens e desvantagens percebidas pelos alunos de IES tem-se uma convergência dos resultados dos trabalhos analisados. Esses aspectos podem ser vistos como um bom direcionador de quais aspectos potencializam o blended learning na perspectiva dos alunos e quais aspectos necessitam de maior atenção por parte dos responsáveis pela implementação e execução do blended learning nas IES por serem entendidas como desvantagens pelos alunos.

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Como Citar
Celestino, E. H., & Backx Noronha Viana, A. (2021). Blended learning: uma revisão sistemática sobre vantagens e desvantagens na percepção dos alunos e impactos nas IES. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1915