Quem me Ensina a Ensinar? Atividades para o Exercício da Docência
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1966Resumo
O objetivo do presente estudo foi identificar quais atividades de ensino e aprendizagem são desenvolvidas na pós-graduação stricto sensu em contabilidade e administração para o exercício das atividades docentes. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado em 167 programas de pós-graduação em contabilidade e administração, obtendo o total de 244 respostas válidas. Os resultados evidenciam que a maioria dos respondentes possui experiência na área de ensino e percepção de que os programas de pós-graduação aos quais estão vinculados os preparam para o exercício da docência. No entanto, infere-se, a partir da identificação do contato com atividades de ensino e aprendizagem para o exercício da docência, que estas são pouco desenvolvidas nos discentes por parte dos programas de pós-graduação analisados, sendo que aquelas com maiores médias estão concentradas em instrumentos de avaliação. Assim, parecem haver atividades de ensino e aprendizagem negligenciadas, com exceção dos instrumentos de avaliação, o que pode demonstrar uma inversão de valores da atividade docente, visto que a formação de professores de ciências contábeis e administração parece enfatizar e concentrar seus esforços mais em desenvolver aspectos avaliativos para o exercício da atividade docente, do que desenvolver os processos que precedem esta etapa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.