Quem me Ensina a Ensinar? Atividades para o Exercício da Docência

Publicado
2021-04-01

    Autores

  • Fabiana Frigo Souza Universidade Federal do Paraná
  • Antonio Nadson Mascarenhas Souza Universidade Federal do Paraná
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná
  • Flaviano Costa Universidade Federal do Paraná

Resumo

O objetivo do presente estudo foi identificar quais atividades de ensino e aprendizagem são desenvolvidas na pós-graduação stricto sensu em contabilidade e administração para o exercício das atividades docentes. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado em 167 programas de pós-graduação em contabilidade e administração, obtendo o total de 244 respostas válidas. Os resultados evidenciam que a maioria dos respondentes possui experiência na área de ensino e percepção de que os programas de pós-graduação aos quais estão vinculados os preparam para o exercício da docência. No entanto, infere-se, a partir da identificação do contato com atividades de ensino e aprendizagem para o exercício da docência, que estas são pouco desenvolvidas nos discentes por parte dos programas de pós-graduação analisados, sendo que aquelas com maiores médias estão concentradas em instrumentos de avaliação. Assim, parecem haver atividades de ensino e aprendizagem negligenciadas, com exceção dos instrumentos de avaliação, o que pode demonstrar uma inversão de valores da atividade docente, visto que a formação de professores de ciências contábeis e administração parece enfatizar e concentrar seus esforços mais em desenvolver aspectos avaliativos para o exercício da atividade docente, do que desenvolver os processos que precedem esta etapa.

 

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Como Citar
Frigo Souza, F. ., Mascarenhas Souza, A. N., Douglas Colauto , R., & Costa , F. . (2021). Quem me Ensina a Ensinar? Atividades para o Exercício da Docência. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(1). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n1.1966