Nurturing the Seeds of Sustainability Education: Information Regime in Brazilian Public HEI

Autores

  • Úrsula Maruyama Cefet/RJ
  • Liz-Rejane Issberner IBICT/UFRJ, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Patrícia Andrea do Prado Rios Northumbria University, Newcastle Business School

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1978

Resumo

Vivemos atualmente sob o Antropoceno, período em que os seres humanos têm gerado impactos na natureza correspondentes a uma força geológica capaz de modificar os parâmetros biofísicos do planeta, afetando sua sustentabilidade. O conhecimento é condição para a emancipação, e os cidadãos com conhecimento sobre sustentabilidade poderão influenciar as decisões políticas e a sociedade a esse respeito. Espera-se que as universidades forneçam ferramentas para compreender as questões ambientais sob uma perspectiva mais holística, em vez de depender de abordagens tradicionais reducionistas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional Científica Tecnológica (RFEPCT) com as questões ambientais relevantes levantadas pelo Antropoceno. Além disso, a abordagem de ‘regime de informação’ foi selecionada para identificar fatores que podem contribuir ou influenciar sua composição e as relações de poder de informação. Os resultados mostram que as ações dos membros do RFEPCT são realizadas de forma isolada, necessitando de um elemento que integre as informações e articule efetivamente suas redes sociais. A prioridade dos gestores foi motivada principalmente por questões econômicas ou por regulamentações e requisitos da Administração Pública. Este estudo apresenta um mapeamento original e exclusivo dos elementos do regime de informação RFEPCT e oferece uma Agenda Ambiental da IES como contribuição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Úrsula Maruyama, Cefet/RJ

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ desenvolvendo pesquisa sobre Sustentabilidade Ambiental na RFEPCT. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa em Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos, MBA Gestão Pública e especialização (em curso EAD/IFPR) em Gestão de Relações Internacionais. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial, Produtividade Six Sigma e Negócios Grandes Contas da White Martins Gases Industriais. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação EAD oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do NDE do curso EAD Tecnólogo em Gestão de Turismo, CEFET/RJ (CEDERJ - 2015-2020). Participou de projetos de pesquisa com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com Ministério das Comunicações (Cidades Digitais), Ministério da Saúde (Ebserh, Projeto RGHU) e Ministério da Saúde/MEC (Telessaúde Brasil Redes). Diretora Sistêmica na Diretoria de Gestão Estratégica CEFET-RJ (DIGES: eq. pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional- 2016-2019). Atualmente, trabalhando na Gerência de Projetos da Diretoria de Desenvolvimento da RFEPCT da Secretaria de Educação Tecnológica (DDR/SETEC/MEC), com cargo comissionado como Assessora Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do IFGoiano, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (Portaria de nomeação 559, de 20/03/2020).

Liz-Rejane Issberner, IBICT/UFRJ, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no âmbito do convênio IBICT/UFRJ. Pós-doutorado no Institut de Recherche pour le Développement (IRD-Paris) no Programa Estágio Sênior no Exterior da CAPES. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial. Doutorado sanduíche no centro de inovação do Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex, Reino Unido. Graduação em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ. Coordenadora-Geral de Indicadores do Ministério de Ciência e Tecnologia entre 2008 e 2009. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-IBICT/UFRJ no biênio 2013/2014. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa: ECOINFO (Informação, conhecimento, inovação e sustentabilidade ambiental). Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de: inovação, ecoinovações, sustentabilidade socioambiental, Questões do Antropoceno, políticas e informação em meio ambiente, participação social nas política socioambientais.

Patrícia Andrea do Prado Rios, Northumbria University, Newcastle Business School

Senior Lecturer in Business Ethics at Newcastle Business School / Northumbria University, United Kingdom. Iniciou seu trabalho recentemente nesta instituição com o objetivo, entre outros, de desenvolver e implementar as áreas de sustentabilidade e gestão responsável nos Programas de Graduação e Pós-Graduação. Durante mais de três anos, trabalhou na University of York (Management School & Department of Politics), atuando no Projeto IKnowFood - Integrating Knowledge for Food Systems Resilience, na área de sustentabilidade com foco em 'sustainable supply chains'. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ, na área de adoção de ecoinovações no Brasil. Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI-IBICT/UFRJ, com Bolsa CAPES do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), para pesquisa desenvolvida no CENTRIM - Centre for Research in Innovation Management, University of Brighton, United Kingdom, sobre difusão intrafirma de inovação em Organizações Baseadas em Projetos. Possui experiência em gestão e docência no ensino superior, na graduação e na pós-graduação, bem como experiência em empresas, tendo atuado na área de Gestão do Conhecimento na Engenharia da Petrobras. No momento, seus interesses de pesquisa estão voltados à área de inovação e sustentabilidade ambiental; modelos de negócios sustentáveis; governança de cadeias globais de valor e sistemas alimentares. O foco empirico volta-se para America Latina, Brasil e região Amazonica; agro-commodities emergentes; produção organica e agroecologica.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

Maruyama, Úrsula, Issberner, L.-R., & do Prado Rios, P. A. (2021). Nurturing the Seeds of Sustainability Education: Information Regime in Brazilian Public HEI. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(2). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1978

Edição

Seção

Artigos