Nurturing the Seeds of Sustainability Education: Information Regime in Brazilian Public HEI
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1978Resumo
Vivemos atualmente sob o Antropoceno, período em que os seres humanos têm gerado impactos na natureza correspondentes a uma força geológica capaz de modificar os parâmetros biofísicos do planeta, afetando sua sustentabilidade. O conhecimento é condição para a emancipação, e os cidadãos com conhecimento sobre sustentabilidade poderão influenciar as decisões políticas e a sociedade a esse respeito. Espera-se que as universidades forneçam ferramentas para compreender as questões ambientais sob uma perspectiva mais holística, em vez de depender de abordagens tradicionais reducionistas. Assim, o objetivo deste estudo foi investigar o compromisso da Rede Federal de Educação Profissional Científica Tecnológica (RFEPCT) com as questões ambientais relevantes levantadas pelo Antropoceno. Além disso, a abordagem de ‘regime de informação’ foi selecionada para identificar fatores que podem contribuir ou influenciar sua composição e as relações de poder de informação. Os resultados mostram que as ações dos membros do RFEPCT são realizadas de forma isolada, necessitando de um elemento que integre as informações e articule efetivamente suas redes sociais. A prioridade dos gestores foi motivada principalmente por questões econômicas ou por regulamentações e requisitos da Administração Pública. Este estudo apresenta um mapeamento original e exclusivo dos elementos do regime de informação RFEPCT e oferece uma Agenda Ambiental da IES como contribuição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.