Nurturing the Seeds of Sustainability Education: Information Regime in Brazilian Public HEI

Authors

  • Úrsula Maruyama CEFET/RJ, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC
  • Liz-Rejane Issberner IBICT/UFRJ, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Patrícia Prado Northumbria University, Newcastle Business School

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1978

Abstract

We are currently living the Anthropocene, a period in which humans have generated impacts on nature that corresponds to a geological force capable of modifying the planet’s biophysical parameters, affecting its sustainability. Knowledge is a condition for emancipation, and citizens endowed with sustainability knowledge will be able to influence political decisions and the society. Currently, the universities are expected to provide tools for understanding environmental issues from a more holistic perspective, rather than relying on traditional reductionist approaches. Thus, the objective of this study was to investigate the Brazilian Federal Technological Scientific Professional Education Network’s (RFEPCT) commitment to relevant environmental issues raised by the Anthropocene. Additionally, the ‘information regime’ approach was selected to identify factors that may contribute or influence its composition and the information-power relationships. The results show that the RFEPCT members’ actions are carried out in isolation, needing an element that integrates information and effectively articulates their social networks. The managerial priority was mostly motivated by economic issues or by public regulation and requirements. This study presents an original and unique Mapping on RFEPCT Information Regime elements and offers a HEI Environmental Agenda as a contribution.

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Author Biographies

Úrsula Maruyama, CEFET/RJ, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica/MEC

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI) do IBICT/UFRJ desenvolvendo pesquisa sobre Sustentabilidade Ambiental na RFEPCT. Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE/CEFET-RJ) com a linha de pesquisa em Inovação na Educação Tecnológica. Graduada em Administração Industrial pelo CEFET-RJ , MBA Gerenciamento de Projetos, especialização em Língua Inglesa, especialização em Gestão de Recursos Humanos, MBA Gestão Pública e especialização (em curso EAD/IFPR) em Gestão de Relações Internacionais. Formada no ensino técnico do CEFET-RJ como eletrotécnica, estagiou no CEPEL/Eletrobras e trabalhou em multinacionais como ABB, Petroflex (Lanxess) e Shell. Morou 2 anos em Washington DC (E.U.A.) em intercâmbio cultural e ao retornar trabalhou 5 anos nas áreas de Logística Industrial, Produtividade Six Sigma e Negócios Grandes Contas da White Martins Gases Industriais. Professora temporária no curso técnico de Administração CEFET-RJ (2011-2013). Analista na Gerência de Controles Internos na BB Tecnologia e Serviços, empresa controlada pelo Banco do Brasil SA (2013-2014). Ingressou como professora efetiva no CEFET-RJ (2014-atual), onde atua nos cursos de graduação em Administração, Engenharias (Elétrica, Automação, Eletrônica, Telecomunicações, Mecânica), Ciência da Computação e Línguas Estrangeiras Aplicadas a Negócios Internacionais (LEANI). Bolsista do Programa de Produtividade Acadêmica para Coordenadores de Disciplina (PA2) nos cursos de graduação EAD oferecidos pelo Consórcio CEDERJ, disciplina Gerenciamento de Projetos. Membro do NDE do curso EAD Tecnólogo em Gestão de Turismo, CEFET/RJ (CEDERJ - 2015-2020). Participou de projetos de pesquisa com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com Ministério das Comunicações (Cidades Digitais), Ministério da Saúde (Ebserh, Projeto RGHU) e Ministério da Saúde/MEC (Telessaúde Brasil Redes). Diretora Sistêmica na Diretoria de Gestão Estratégica CEFET-RJ (DIGES: eq. pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional- 2016-2019). Atualmente, trabalhando na Gerência de Projetos da Diretoria de Desenvolvimento da RFEPCT da Secretaria de Educação Tecnológica no Ministério da Educação (DDR/SETEC/MEC), em Brasília-DF, com cargo comissionado como Assessora Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do IFGoiano, por meio de Acordo de Cooperação Técnica (Portaria de nomeação 559, de 20/03/2020). 

Liz-Rejane Issberner, IBICT/UFRJ, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação

Pesquisadora titular do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia ? IBICT. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, no âmbito do convênio IBICT/UFRJ. Pós-doutorado no Institut de Recherche pour le Développement (IRD-Paris) no Programa Estágio Sênior no Exterior da CAPES. Doutorado e Mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na área de Inovação Tecnológica e Organização Industrial. Doutorado sanduíche no centro de inovação do Science Policy Research Unit da Universidade de Sussex, Reino Unido. Graduação em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ. Coordenadora-Geral de Indicadores do Ministério de Ciência e Tecnologia entre 2008 e 2009. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação-IBICT/UFRJ no biênio 2013/2014. Pesquisadora e líder do grupo de pesquisa: ECOINFO (Informação, conhecimento, inovação e sustentabilidade ambiental). Desenvolve estudos e pesquisas nas áreas de: inovação, ecoinovações, sustentabilidade socioambiental, Questões do Antropoceno, políticas e informação em meio ambiente, participação social nas política socioambientais.

Patrícia Prado, Northumbria University, Newcastle Business School

Senior Lecturer in Business Ethics at Newcastle Business School / Northumbria University, United Kingdom. Iniciou seu trabalho recentemente nesta instituição com o objetivo, entre outros, de desenvolver e implementar as áreas de sustentabilidade e gestão responsável nos Programas de Graduação e Pós-Graduação. Durante mais de três anos, trabalhou na University of York (Management School & Department of Politics), atuando no Projeto IKnowFood - Integrating Knowledge for Food Systems Resilience, na área de sustentabilidade com foco em 'sustainable supply chains'. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação do IBICT/UFRJ, na área de adoção de ecoinovações no Brasil. Doutora em Ciência da Informação pelo PPGCI-IBICT/UFRJ, com Bolsa CAPES do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), para pesquisa desenvolvida no CENTRIM - Centre for Research in Innovation Management, University of Brighton, United Kingdom, sobre difusão intrafirma de inovação em Organizações Baseadas em Projetos. Possui experiência em gestão e docência no ensino superior, na graduação e na pós-graduação, bem como experiência em empresas, tendo atuado na área de Gestão do Conhecimento na Engenharia da Petrobras. No momento, seus interesses de pesquisa estão voltados à área de inovação e sustentabilidade ambiental; modelos de negócios sustentáveis; governança de cadeias globais de valor e sistemas alimentares. O foco empirico volta-se para America Latina, Brasil e região Amazonica; agro-commodities emergentes; produção organica e agroecologica.

Published

2021-08-31

How to Cite

Maruyama, Úrsula, Issberner, L.-R., & do Prado Rios, P. A. (2021). Nurturing the Seeds of Sustainability Education: Information Regime in Brazilian Public HEI. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(2). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.1978