ABORDAGENS MISTAS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO USO DE MULTIMÉTODOS NO BRASIL

Autores

  • Patricia Liebesny Broilo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Renata Gonçalves Santos Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS
  • Ricardo Saraiva Frio Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande/RS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS
  • Cristine Hermann Nodari Universidade Potiguar, Natal/RN

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.199

Palavras-chave:

Abordagens Mistas, Pesquisa em Administração, Análise Bibliométrica

Resumo

Com o objetivo de contribuir para as discussões acerca do uso conjunto de métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa em Administração, este artigo apresenta uma análise bibliométrica dos estudos publicados na Revista de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (RAE), na Revista de Administração Contemporânea (RAC) e na Revista de Administração da Universidade de São Paulo (RAUSP), no período de 2010 a 2014, dimensionando a frequência de uso de abordagens mistas como metodologia de pesquisa e como tal prática está caracterizada em estudos publicados nesse campo no Brasil. Os resultados indicam ser o índice de uso de abordagens mistas ainda pequeno em relação ao uso isolado de métodos qualitativos e quantitativos, denotando uma visão dicotômica envolvendo os paradigmas positivista e interpretativista na prática de pesquisa na disciplina. Conclui-se com a sugestão de novas investigações como, por exemplo, identificar entre os próprios pesquisadores as razões pelas quais utilizam ou não abordagens mistas e as dificuldades implicadas, visando à continuidade do debate sobre os métodos de pesquisa empregados na ciência da Administração.

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Biografia do Autor

Patricia Liebesny Broilo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutoranda em Administração pela PUC/RS.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Comportamento do Consumidor.

Renata Gonçalves Santos Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS

Doutoranda em Administração pela PUC/RS.

Áreas de interesse em pesquisa: Marketing e Comportamento do Consumidor.

Ricardo Saraiva Frio, Universidade Federal de Rio Grande, Rio Grande/RS

Mestre em Administração pela PUC/RS.

Áreas de interesse em pesquisa: Lógica de Serviço Dominante, Cocriação de Valor, Responsabilidade Social Corporativa, Marketing Estratégico e Sustentabilidade.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul/RS

Doutor em Administração pela Universitat Politècnica de Catalunya.

Áreas de interesse em pesquisa: Inovação, Gestão Ambiental e Métodos de Pesquisa em Administração.

Cristine Hermann Nodari, Universidade Potiguar, Natal/RN

Doutora em Administração pela PUC/RS e UCS.

Áreas de interesse em pesquisa: Inovação e Empreendedorismo.

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

Broilo, P. L., Silva, R. G. S., Frio, R. S., Olea, P. M., & Nodari, C. H. (2015). ABORDAGENS MISTAS NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DO USO DE MULTIMÉTODOS NO BRASIL. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(1), 9–39. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.199

Edição

Seção

Artigos