Análise Interativa Qualitativa: uma contribuição metodológica para pesquisas em sustentabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.2019

Resumo

Pesquisas na área de sustentabilidade são muitas vezes interdisciplinares. Baseiam-se em problemas complexos e sistêmicos, que demandam ação coletiva entre diversos atores para mitigar riscos e aproveitar oportunidades. A abordagem qualitativa é muito utilizada em estudos em sustentabilidade por meio de métodos como estudo de caso e pesquisa bibliográfica. Entretanto, o uso de abordagens metodológicas sistêmicas é escasso. O objetivo do artigo é descrever os protocolos e procedimentos operacionais do método Análise Qualitativa Interativa (IQA na sigla em inglês) aplicados em uma pesquisa empírica. O IQA é um método adequado para pressupostos epistemológicos complexos e construção de sistemas. O método propõe protocolos baseados em múltiplas fontes de coleta e análise de dados, e participação ativa dos respondentes da pesquisa. Além de contribuírem com seus depoimentos, os constituintes são envolvidos em rodadas de análise e validação dos dados. O estudo apresenta os procedimentos metodológicos usados na operacionalização de uma pesquisa que investigou a adoção de estratégias de valor compartilhado em empresas de grande porte. A sistematização dos protocolos e o rigor metodológico sugerem que o IQA é um método adequado para estudos na temática da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cuzziol Pinsky, Faculdade FIA de administração e negócios

Pós-Doutoranda em administração na FEAUSP. Professora no Programa de Mestrado Profissional na Faculdade FIA de Administração e Negócios e em cursos de especialização. Pesquisadora do PPGA na FEAUSP e membro do grupo de pesquisa PROGESA (Programa de Gestão Estratégica para a Sustentabilidade) Pesquisadora visitante na School of Global Policy & Strategy na University of California San Diego. Áreas de interesse em pesquisa e docência: governança e financiamento do clima; REDD+; ESG; estratégias empresariais em mudanças climáticas, sustentabilidade e inovação; métodos de pesquisa quali (grounded theory); cadeias da biodiversidade na Amazônia. Consultora com foco em desenvolvimento sustentável. Bacharel em comunicação social (ênfase em publicidade), MBA em marketing pela ESPM e MBA em gestão e empreendedorismo social pela FIA, além de cursos de extensão no Brasil e nos EUA. Possui mais de 20 anos de experiência profissional nas áreas de sustentabilidade, investimento social privado e voluntariado, assuntos corporativos, marketing e comunicação, tendo trabalhado em empresas multinacionais nos setores financeiro, tecnologia, e no Departamento do Comércio dos EUA no Brasil.

Publicado

2021-08-31

Como Citar

De Tommaso, S. F. N., Rodrigues, I., & Pinsky, V. C. (2021). Análise Interativa Qualitativa: uma contribuição metodológica para pesquisas em sustentabilidade. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(2). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n2.2019

Edição

Seção

Artigos