ENSINO DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA GESTORES DE CURSO

Publicado
2015-03-31
Palavras-chave: inovação, educação superior, formação acadêmica do administrador

    Autores

  • Raquel da Silva Pereira Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul/SP
  • Ivaldo Donizeti Franco Centro Paula Souza, São Paulo/SP
  • Isabel Cristina dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul, São Caetano do Sul/SP
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo/SP

Resumo

Com o objetivo de contribuir para a gestão de negócios inovadores, este artigo investiga como a inovação é abordada nos cursos de Bacharelado em Administração. Este trabalho tem natureza qualitativa apoiada por pesquisa exploratória, com delineamento de pesquisa histórico-documental, com acesso às fontes de dados primários nos bancos de dados do Ministério de Educação e Cultura e do Instituto Brasileiro de Geografia, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Estatística. A caracterização do contexto brasileiro da inovação foi elaborada com base nos dados do Guide Innovation Index. A análise dos dados permitiu identificar os diferentes estágios do ensino de inovação nos cursos de Administração existentes no país, analisados regionalmente. Como resultados obtidos, aponta-se que, embora minimamente abordado, o tema inovação é mais frequentemente debatido nos cursos de Administração nas regiões sul e sudeste do país, que concentram o maior volume da atividade industrial do país. Este estudo conclui que o tema inovação é pouco debatido nos cursos de Administração, o que indica um espaço de oportunidade de revisão de conteúdo em compasso com as estratégias governamentais para aumento da taxa de inovação nas empresas brasileiras.

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Como Citar
Pereira, R. da S., Franco, I. D., Santos, I. C. dos, & Vieira, A. M. (2015). ENSINO DE INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR BRASILEIRO: CONTRIBUIÇÕES PARA GESTORES DE CURSO. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(1), 101-139. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n1.202