Amizade, Sucesso e Expansão: Tudo ia bem até que a Pandemia Chegou

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2136

Resumo

Este caso para ensino retrata as dificuldades enfrentadas na comunicação interna de uma empresa de tecnologia, especialista em trade marketing, em um momento de crise. Tem como objetivos proporcionar a reflexão sobre a importância da comunicação interna em uma organização; ilustrar os desafios da comunicação interna em momento de crise e identificar oportunidades de melhoria no processo de comunicação de demissões em massa. Sugere-se a aplicação em cursos de graduação, especialmente nos cursos de Administração, nas disciplinas que abordem gestão de pessoas, comunicação organizacional e empresarial, comunicação interna, clima organizacional ou gestão da mudança. É indicado para alunos que tenham adquirido conteúdo sobre comunicação interna, gestão de crise ou gestão de mudança, e que necessitem de exemplos práticos para aproximação à realidade do mercado de trabalho. A história relatada neste caso de ensino é verídica e aconteceu no ano de 2020, momento sensível para a economia mundial dada a pandemia da Covid-19.

Palavras-chave: Comunicação Interna; Gestão de Crise; Covid-19; Empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/2013), Bolsista do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pela CAPES (Université de Montréal/2012), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB-INPG/2001), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB/1999). Experiência de mercado na área de Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda. Atua na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) como Diretor da Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade e como professor no PMPGIL (Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística). Atuou como coordenador e professor no Curso de Pós-Graduação em Marketing Criativo, e como coordenador dos Cursos de Graduação em Publicidade e Propaganda e em Relações Públicas. Sócio fundador e CEO na empresa Relty - Aplicativo de Turismo de Aventura e Ecoturismo.

Publicado

2022-06-09

Como Citar

Lenzi Vicente, T. H., Pedrini, R., Souza Felipe, C. P., & Behling, H. P. (2022). Amizade, Sucesso e Expansão: Tudo ia bem até que a Pandemia Chegou. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(1). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2136

Edição

Seção

Casos de Ensino