Aplicação de Casos para Ensino em Cursos de Administração: A Inovatividade do Professor influencia nos Resultados de Aprendizagem?

Publicado
2021-12-28

    Autores

  • Dafne Morais Centro Universitário FEI
  • Elnivan Souza Centro Universitário Christus

Resumo

A aplicação de casos para ensino desponta como um método promissor, capaz de encurtar distâncias entre a sala de aula e a realidade organizacional. No contexto brasileiro, a utilização do método do caso ainda é recente e enfrenta barreiras que impedem sua disseminação. A despeito do crescimento do número de casos de ensino publicados nacionalmente, ainda existe uma lacuna entre a publicação e a aplicação, de fato, do caso em sala de aula. Entre recomendações para aprofundar o conhecimento sobre a aplicação de casos para ensino, está o chamado por realizar pesquisas que articulem a voz de dois atores: o professor e o gestor das Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, o presente estudo investiga a perspectiva do docente sobre a aplicação de casos para ensino, e questiona: Qual a impacto da Inovatividade Individual do professor nos Resultados de Aprendizagem, considerando o contexto de aplicação de casos para ensino em Administração? Para isso, utilizaram-se um levantamento junto a 100 professores de diversas regiões do país. Os dados foram tratados por meio de modelagem de equações estruturais e os resultados indicam que, na perspectiva do professor, a inovatividade individual deste, no contexto de aplicação de casos para ensino, influencia positivamente os resultados de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Morais, D., & Souza, E. (2021). Aplicação de Casos para Ensino em Cursos de Administração: A Inovatividade do Professor influencia nos Resultados de Aprendizagem?. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(3). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2143