Aplicação de Casos para Ensino em Cursos de Administração: A Inovatividade do Professor influencia nos Resultados de Aprendizagem?

Autores

  • Dafne Morais Centro Universitário FEI
  • Elnivan Souza Centro Universitário Christus

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2143

Resumo

A aplicação de casos para ensino desponta como um método promissor, capaz de encurtar distâncias entre a sala de aula e a realidade organizacional. No contexto brasileiro, a utilização do método do caso ainda é recente e enfrenta barreiras que impedem sua disseminação. A despeito do crescimento do número de casos de ensino publicados nacionalmente, ainda existe uma lacuna entre a publicação e a aplicação, de fato, do caso em sala de aula. Entre recomendações para aprofundar o conhecimento sobre a aplicação de casos para ensino, está o chamado por realizar pesquisas que articulem a voz de dois atores: o professor e o gestor das Instituições de Ensino Superior. Nesse sentido, o presente estudo investiga a perspectiva do docente sobre a aplicação de casos para ensino, e questiona: Qual a impacto da Inovatividade Individual do professor nos Resultados de Aprendizagem, considerando o contexto de aplicação de casos para ensino em Administração? Para isso, utilizaram-se um levantamento junto a 100 professores de diversas regiões do país. Os dados foram tratados por meio de modelagem de equações estruturais e os resultados indicam que, na perspectiva do professor, a inovatividade individual deste, no contexto de aplicação de casos para ensino, influencia positivamente os resultados de aprendizagem dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elnivan Souza, Centro Universitário Christus

Professor do departamento de administração.

Publicado

2021-12-28

Como Citar

Morais, D., & Souza, E. (2021). Aplicação de Casos para Ensino em Cursos de Administração: A Inovatividade do Professor influencia nos Resultados de Aprendizagem?. Administração: Ensino E Pesquisa, 22(3). https://doi.org/10.13058/raep.2021.v22n3.2143