Capacidades Digitais Aplicáveis ao Setor Educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2145

Resumo

O objetivo é mapear as capacidades digitais aplicáveis ao setor da educação. O método utilizado é revisão sistemática de literatura do tipo descritiva com análise bibliométrica. Os dados foram coletados nas bases Web of Science e Scopus, considerando o período de 1973 a 2021. Para sistematizar a base de dados foi empregado o software Vosviewer. A amostra selecionada é de 69 artigos. Os resultados mostram cinco competências digitais aplicáveis ao setor educacional: capacidade de aprimoramento digital; capacidade de desenvolver objeto de aprendizagem; capacidade de acessibilidade digital; capacidade de desenvolver plataformas dominantes e capacidade de digitalização dos processos. O estudo contribui para teoria em dois momentos, primeiro ao indicar os principais estudos sobre capacidades digitais aplicáveis ao setor educacional e segundo o avanço na ciência na elaboração de agenda de futuras pesquisas. Com relação à contribuição gerencial, as capacidades mapeadas podem ser utilizadas por gestores de instituições de ensino e contribuir para o melhor desempenho na transformação dos processos digitais das empresas deste setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação, Estratégia e Marketing pela Escola Superior de Propaganda Marketing (ESPM SP) Bolsista CAPES. Brasil.

Marina, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Mestranda em administração pelo programa de Pós-Graduação em comportamento do consumidor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Matheus, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Inovação, Estratégia e Marketing pela Escola Superior de Propaganda Marketing (ESPM SP) Bolsista CAPES. Brasil.

Amatucci, ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing

Pós-doutoramento pela EAESP/FGV (2010). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional da ESPM. Pesquisa Filosofia da Ciência, Filosofia da Biologia e da Inovação. Ministra as disciplinas de Filosofia da Ciência, Epistemologia e Filosofia Moderna.

Publicado

2022-06-09

Como Citar

de Souza Vieira Silva, R., Doritta Rodrigues, C. ., Sampaio, M., Eurico Soares de Noronha, M. ., & Amatucci, M. (2022). Capacidades Digitais Aplicáveis ao Setor Educacional. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(1). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2145