Capacidades Digitais Aplicáveis ao Setor Educacional
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n1.2145Resumo
O objetivo é mapear as capacidades digitais aplicáveis ao setor da educação. O método utilizado é revisão sistemática de literatura do tipo descritiva com análise bibliométrica. Os dados foram coletados nas bases Web of Science e Scopus, considerando o período de 1973 a 2021. Para sistematizar a base de dados foi empregado o software Vosviewer. A amostra selecionada é de 69 artigos. Os resultados mostram cinco competências digitais aplicáveis ao setor educacional: capacidade de aprimoramento digital; capacidade de desenvolver objeto de aprendizagem; capacidade de acessibilidade digital; capacidade de desenvolver plataformas dominantes e capacidade de digitalização dos processos. O estudo contribui para teoria em dois momentos, primeiro ao indicar os principais estudos sobre capacidades digitais aplicáveis ao setor educacional e segundo o avanço na ciência na elaboração de agenda de futuras pesquisas. Com relação à contribuição gerencial, as capacidades mapeadas podem ser utilizadas por gestores de instituições de ensino e contribuir para o melhor desempenho na transformação dos processos digitais das empresas deste setor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.