Organizações e Suas Histórias Perversas: O Potencial das Tirinhas para Estimular a Reflexividade dos Estudantes de Graduação

Publicado
2022-12-29

Resumo

O objetivo desta pesquisa é explorar o potencial da produção de tirinhas para estimular a reflexividade de estudantes de graduação em administração em relação às práticas corporativas. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa, sendo o corpus de pesquisa composto pelo material produzido pelos(as) estudantes durante uma atividade de aula na disciplina de Cultura e Mudança Organizacional do curso de Administração de uma universidade pública federal. O material empírico consiste nos slides apresentados contendo as tirinhas elaboradas pelos(as) estudantes e nas falas desses(as) durante as apresentações dos grupos, as quais foram gravadas com o consentimento dos(as) participantes, e, posteriormente, transcritas e submetidas à análise de narrativas. As histórias contadas pelos estudantes revelam a face repugnante das organizações: violência e exploração do trabalho; dominação e poder das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Ferreira, L. G. V., Soares, D. C. ., Rodrigues de Oliveira, C., Valadão Júnior, V. M., & Ferreira, D. V. de S. (2022). Organizações e Suas Histórias Perversas: O Potencial das Tirinhas para Estimular a Reflexividade dos Estudantes de Graduação. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(3). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2205