Organizações e Suas Histórias Perversas: O Potencial das Tirinhas para Estimular a Reflexividade dos Estudantes de Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2205

Resumo

O objetivo desta pesquisa é explorar o potencial da produção de tirinhas para estimular a reflexividade de estudantes de graduação em administração em relação às práticas corporativas. Os procedimentos metodológicos são de natureza qualitativa, sendo o corpus de pesquisa composto pelo material produzido pelos(as) estudantes durante uma atividade de aula na disciplina de Cultura e Mudança Organizacional do curso de Administração de uma universidade pública federal. O material empírico consiste nos slides apresentados contendo as tirinhas elaboradas pelos(as) estudantes e nas falas desses(as) durante as apresentações dos grupos, as quais foram gravadas com o consentimento dos(as) participantes, e, posteriormente, transcritas e submetidas à análise de narrativas. As histórias contadas pelos estudantes revelam a face repugnante das organizações: violência e exploração do trabalho; dominação e poder das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Gracielle Vieira Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em administração e mestre em gestão organizacional pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em administração pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro.

Débora Cristina Soares, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Cintia Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Uberlândia. Doutora e Pós-doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca e pela Universidade Federal de Uberlândia.

Valdir Machado Valadão Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná.

Daniel Victor de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando e mestre em administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em administração pela Universidade Federal de Viçosa.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

Ferreira, L. G. V., Soares, D. C. ., Rodrigues de Oliveira, C., Valadão Júnior, V. M., & Ferreira, D. V. de S. (2022). Organizações e Suas Histórias Perversas: O Potencial das Tirinhas para Estimular a Reflexividade dos Estudantes de Graduação. Administração: Ensino E Pesquisa, 23(3). https://doi.org/10.13058/raep.2022.v23n3.2205