UMA ANÁLISE DOS CONDICIONANTES DA SATISFAÇÃO, DA DEDICAÇÃO E DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.23Palavras-chave:
educação em Administração, desempenho, dedicação, satisfaçãoResumo
O objetivo do artigo é analisar os condicionantes da satisfação, da dedicação e do desempenho de estudantes do curso de administração sob uma perspectiva que avalia questões relativas à estrutura do curso e da instituição, além da reputação profissional e do curso. Após uma revisão teórica sobre os tópicos do estudo foi feito um levantamento de campo por meio de um questionário estruturado, aplicado em salas de aula de duas instituições federais de ensino superior de um estado do nordeste brasileiro; a amostra final foi de 176 respondentes. Foram aplicados procedimentos descritivos, de correlação e de análise de regressão, com a finalidade de analisar as influências supostas. Como resultado foi verificado que o desempenho dos estudantes é fundamentalmente definido por seu empenho pessoal nos estudos, praticamente não havendo maiores influências diretas de sua satisfação. Por outro lado, a satisfação dos estudantes, que mostrou ser definida pelos vários fatores analisados, é um determinante consistente do empenho dos estudantes em seus estudos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.