UMA ANÁLISE DOS CONDICIONANTES DA SATISFAÇÃO, DA DEDICAÇÃO E DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Stephanie Ingrid Souza Barboza Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB
  • Diana Lúcia Teixeira de Carvalho Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB
  • João Batista Soares Neto Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB
  • Francisco José da Costa Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.23

Palavras-chave:

educação em Administração, desempenho, dedicação, satisfação

Resumo

O objetivo do artigo é analisar os condicionantes da satisfação, da dedicação e do desempenho de estudantes do curso de administração sob uma perspectiva que avalia questões relativas à estrutura do curso e da instituição, além da reputação profissional e do curso. Após uma revisão teórica sobre os tópicos do estudo foi feito um levantamento de campo por meio de um questionário estruturado, aplicado em salas de aula de duas instituições federais de ensino superior de um estado do nordeste brasileiro; a amostra final foi de 176 respondentes. Foram aplicados procedimentos descritivos, de correlação e de análise de regressão, com a finalidade de analisar as influências supostas. Como resultado foi verificado que o desempenho dos estudantes é fundamentalmente definido por seu empenho pessoal nos estudos, praticamente não havendo maiores influências diretas de sua satisfação. Por outro lado, a satisfação dos estudantes, que mostrou ser definida pelos vários fatores analisados, é um determinante consistente do empenho dos estudantes em seus estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stephanie Ingrid Souza Barboza, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Doutoranda pela UFPB, Professora na UFB. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Métodos Quantitativos em Administração;Educação em Administração

Diana Lúcia Teixeira de Carvalho, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Mestre em Administração pela UFPB. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Métodos Quantitativos em Administração;Educação em Administração

João Batista Soares Neto, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Mestre em Administração pela UFRN. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Métodos quantitativos em Administração; Educação em Administração

Francisco José da Costa, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa/PB

Doutor em Administração pela FGV/EAESP. Áreas de interesse em pesquisa: Marketing; Métodos quantitativos em Administração; Educação em Administração

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

Barboza, S. I. S., Carvalho, D. L. T. de, Soares Neto, J. B., & Costa, F. J. da. (2014). UMA ANÁLISE DOS CONDICIONANTES DA SATISFAÇÃO, DA DEDICAÇÃO E DO DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO. Administração: Ensino E Pesquisa, 15(2), 323–349. https://doi.org/10.13058/raep.2014.v15n2.23

Edição

Seção

Artigos