ADEUS PAPEL, MARCA-TEXTOS, TESOURA E COLA: INOVANDO O PROCESSO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO POR MEIO DO ATLAS.TI

Silvana Anita Walter, Tatiana Marceda Bach

Resumo


O software Atlas.ti consiste em uma ferramenta para a análise de dados qualitativos que pode facilitar o gerenciamento e a interpretação desses dados. Entretanto, o emprego desse software tem sido bem menos frequente em estratégia, apesar da crescente utilização da análise de conteúdo nessa área. Este estudo objetivou apresentar, por meio de um exemplo, a aplicabilidade do software Atlas.ti na realização de análise de conteúdo temática na área de estratégia. O exemplo usado é o de uma pesquisa com dois escritórios de contabilidade de Curitiba, Paraná (PR), a cujos dirigentes se aplicou, como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada.  Empregou-se, com o auxílio do software Atlas.ti 5.0, análise de conteúdo do tipo temática a qual deixou perceptível que os dois escritórios possuem uma trajetória similar; caracterizam-se como familiares; possuem ou possuíam centralização de poder; realizaram inovações; não possuem planos formalizados; e a maior parte de suas estratégias é emergente. O exemplo apresentado permitiu apresentar o processo de codificação, a criação de notas de pesquisa e de comentários, o estabelecimento de relações entre os elementos analisados e o agrupamento e gerenciamento de tais elementos. Espera-se que este estudo contribua para o estímulo da utilização do software Atlas.ti e auxilie na melhoria da consistência e do aperfeiçoamento das pesquisas qualitativas por meio da facilidade de verificação empírica.


Palavras-chave


Análise de conteúdo; Software Atlas.ti; Estratégia

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.236

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM




Direitos autorais 2015 Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD)

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). ISSN (Eletrônico): 2358-0917 | ISSN (Impresso): 2177-6083 (publicação impressa encerrada em 2017). A RAEP é uma publicação da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD).

Desenvolvido por:

Logomarca da Lepidus Tecnologia