ADEUS PAPEL, MARCA-TEXTOS, TESOURA E COLA: INOVANDO O PROCESSO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO POR MEIO DO ATLAS.TI

Publicado
2015-06-30
Palavras-chave: Análise de conteúdo, Software Atlas.ti, Estratégia

    Autores

  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon/PR
  • Tatiana Marceda Bach Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba/PR

Resumo

O software Atlas.ti consiste em uma ferramenta para a análise de dados qualitativos que pode facilitar o gerenciamento e a interpretação desses dados. Entretanto, o emprego desse software tem sido bem menos frequente em estratégia, apesar da crescente utilização da análise de conteúdo nessa área. Este estudo objetivou apresentar, por meio de um exemplo, a aplicabilidade do software Atlas.ti na realização de análise de conteúdo temática na área de estratégia. O exemplo usado é o de uma pesquisa com dois escritórios de contabilidade de Curitiba, Paraná (PR), a cujos dirigentes se aplicou, como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada.  Empregou-se, com o auxílio do software Atlas.ti 5.0, análise de conteúdo do tipo temática a qual deixou perceptível que os dois escritórios possuem uma trajetória similar; caracterizam-se como familiares; possuem ou possuíam centralização de poder; realizaram inovações; não possuem planos formalizados; e a maior parte de suas estratégias é emergente. O exemplo apresentado permitiu apresentar o processo de codificação, a criação de notas de pesquisa e de comentários, o estabelecimento de relações entre os elementos analisados e o agrupamento e gerenciamento de tais elementos. Espera-se que este estudo contribua para o estímulo da utilização do software Atlas.ti e auxilie na melhoria da consistência e do aperfeiçoamento das pesquisas qualitativas por meio da facilidade de verificação empírica.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Como Citar
Walter, S. A., & Bach, T. M. (2015). ADEUS PAPEL, MARCA-TEXTOS, TESOURA E COLA: INOVANDO O PROCESSO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO POR MEIO DO ATLAS.TI. Administração: Ensino E Pesquisa, 16(2), 275-308. https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.236