ADEUS PAPEL, MARCA-TEXTOS, TESOURA E COLA: INOVANDO O PROCESSO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO POR MEIO DO ATLAS.TI
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2015.v16n2.236Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Software Atlas.ti, EstratégiaResumo
O software Atlas.ti consiste em uma ferramenta para a análise de dados qualitativos que pode facilitar o gerenciamento e a interpretação desses dados. Entretanto, o emprego desse software tem sido bem menos frequente em estratégia, apesar da crescente utilização da análise de conteúdo nessa área. Este estudo objetivou apresentar, por meio de um exemplo, a aplicabilidade do software Atlas.ti na realização de análise de conteúdo temática na área de estratégia. O exemplo usado é o de uma pesquisa com dois escritórios de contabilidade de Curitiba, Paraná (PR), a cujos dirigentes se aplicou, como instrumento de coleta de dados, entrevista semiestruturada. Empregou-se, com o auxílio do software Atlas.ti 5.0, análise de conteúdo do tipo temática a qual deixou perceptível que os dois escritórios possuem uma trajetória similar; caracterizam-se como familiares; possuem ou possuíam centralização de poder; realizaram inovações; não possuem planos formalizados; e a maior parte de suas estratégias é emergente. O exemplo apresentado permitiu apresentar o processo de codificação, a criação de notas de pesquisa e de comentários, o estabelecimento de relações entre os elementos analisados e o agrupamento e gerenciamento de tais elementos. Espera-se que este estudo contribua para o estímulo da utilização do software Atlas.ti e auxilie na melhoria da consistência e do aperfeiçoamento das pesquisas qualitativas por meio da facilidade de verificação empírica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.