Extensão Universitária: Uma Análise do Estado da Arte Sobre A Relação Entre Universidade e Sociedade Visando a Inclusão Social
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n2.2425Resumo
Esta pesquisa objetivou entender como a extensão universitária tem sido tratada nas pesquisas que abordam a relação entre universidade e sociedade na busca da inclusão social. Para tal, foi realizada a análise bibliométrica e, em continuidade, uma revisão de literatura que buscou verificar o estado da arte da temática. Ficou evidenciado, ao fim da pesquisa, que a análise bibliométrica é um instrumento eficaz, que mapeia as publicações e fornece índices informativos que auxiliam na revisão de literatura. Essa revisão visa evidenciar lacunas e potencialidades a serem exploradas em temas pouco explorados ou nos quais o pesquisador esteja iniciando seus estudos. Assim, pode-se concluir que, em relação ao objetivo da pesquisa, apresentam-se três lacunas principais, a saber: as questões de avaliação e validação dos resultados dos projetos de extensão, a temática da economia solidária como fomento à inclusão social e a gestão do conhecimento. Essas lacunas são potenciais focos de pesquisa que visam analisar como a universidade é capaz de impactar a comunidade através das ações extensionistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 OSEIAS FREITAS DE OLIVEIRA JUNIOR, MÁRCIA MARIA DOS SANTOS BORTOLOCCI ESPEJO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.