Pipocaria e Odontologia, Será Que Essa Mistura dá Certo? Um Caso Para a Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2462Resumo
O caso de ensino narra a trajetória de um empreendedor real, identificado pelo nome fictício de Augusto; embora dentista por formação e atuando na área, decidiu abandonar a profissão para se tornar empreendedor, a partir da pandemia de COVID-19, com a fundação da Pipocando Pipocaria Gourmet. Após superar desafios e conquistar reconhecimento local, Augusto se viu diante do dilema de escolher entre uma proposta de retorno à profissão ou continuar à frente do próprio negócio; esse dilema e as decisões tomadas por Augusto, durante o desenvolvimento da empresa, oportuniza a análise da ação empreendedora a partir da combinação entre processos de causação e efetuação. Diferente da maioria dos casos publicados em periódicos de Administração no Brasil, que sugerem a aplicação para cursos de graduação e pós-graduação, este caso contribui para dirimir a escassez de casos sugeridos para o Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, leva-se em consideração o grau de dificuldade do caso e um plano de aplicação para as disciplinas de Empreendedorismo e de Gestão de Negócios, ou outras que abordem a ação empreendedora. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com o empreendedor, e os dados secundários obtidos em matérias jornalísticas e redes sociais. O caso contribui para a difusão das lentes da causação e efetuação no âmbito da EPT.
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