Pipocaria e Odontologia, Será Que Essa Mistura dá Certo? Um Caso Para a Educação Profissional e Tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2462

Resumo

O caso de ensino narra a trajetória de um empreendedor real, identificado pelo nome fictício de Augusto; embora dentista por formação e atuando na área, decidiu abandonar a profissão para se tornar empreendedor, a partir da pandemia de COVID-19, com a fundação da Pipocando Pipocaria Gourmet. Após superar desafios e conquistar reconhecimento local, Augusto se viu diante do dilema de escolher entre uma proposta de retorno à profissão ou continuar à frente do próprio negócio; esse dilema e as decisões tomadas por Augusto, durante o desenvolvimento da empresa, oportuniza a análise da ação empreendedora a partir da combinação entre processos de causação e efetuação. Diferente da maioria dos casos publicados em periódicos de Administração no Brasil, que sugerem a aplicação para cursos de graduação e pós-graduação, este caso contribui para dirimir a escassez de casos sugeridos para o Ensino Técnico Integrado ao Nível Médio da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Para isso, leva-se em consideração o grau de dificuldade do caso e um plano de aplicação para as disciplinas de Empreendedorismo e de Gestão de Negócios, ou outras que abordem a ação empreendedora. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas com o empreendedor, e os dados secundários obtidos em matérias jornalísticas e redes sociais. O caso contribui para a difusão das lentes da causação e efetuação no âmbito da EPT.

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Biografia do Autor

Wictória Eloá Gomes Pereira, Instituto Federal de Mato Grosso

Mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso e é especialista em Secretariado Executivo pela Faculdade Educacional da Lapa. Realizou o curso Técnico em Secretariado pelo IFMT. Ocupa o cargo de Técnica em Secretariado na Diretoria Sistêmica de Relações Internacionais do IFMT. Em pesquisa atua na área de Empreendedorismo e Aprendizagem Baseada em Casos de Ensino.  

Lúcio Ângelo Vidal, Instituto Federal de Mato Grosso

Cursou Eletrônica pela Escola Técnica Federal de Pernambuco (2000), graduado em licenciatura em física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006), formado em Meteorologia pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (2005), graduado em Ciências Contábeis pela UFMT (2023), mestre em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009) e doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Professor de Física do Instituto Federal de Mato Grosso (2013) onde ensina disciplinas de Física do ensino médio e disciplinas de Física Geral do básico das Engenharias. Compõe desde 2017 o corpo docente do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica (profEPT) do IFMT campus Cuiabá. Leciona as disciplinas de Bases Conceituais em EPT e Práticas Educativas em EPT. Integrou o grupo de pesquisa GPEP no referido mestrado de 2018 a 2021 e a partir de 2022 integra o grupo de pesquisa GPET. Atualmente é líder do grupo de pesquisa GPET. É representante docente do centro-oeste na Comissão Acadêmica Nacional do Mestrado profEPT.

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Eloá Gomes Pereira, W., & Ângelo Vidal, L. . (2025). Pipocaria e Odontologia, Será Que Essa Mistura dá Certo? Um Caso Para a Educação Profissional e Tecnológica. Administração: Ensino E Pesquisa, 26(1). https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2462

Edição

Seção

Casos de Ensino