Ensino Superior em Administração: Discussões e Proposição de Pesquisas Sobre a Permanência Estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2529

Resumo

Ao tratar dos cursos ofertados no ensino superior, a literatura tem privilegiado as discussões sobre o acesso a eles e as taxas de conclusão dos estudantes, desconsiderando a permanência estudantil, ou priorizando os aspectos materiais relacionados a ela. Partindo disso, uma revisão bibliográfica sobre o tema indica uma lacuna teórica no que refere aos estudos sobre permanência contemplando fatores simbólicos e culturais. Portanto, o objetivo deste artigo é discutir sobre o ensino superior em Administração, focalizando a permanência estudantil. Neste sentido, o artigo contribui com a literatura sobre o tema, apresentando reflexões que compreendem tais fatores. Entende-se que estudar a permanência do estudante no ensino superior é tão fundamental quanto examinar o seu ingresso no curso e a conclusão de sua formação. Ao final das discussões apresentadas, são indicadas possibilidades de pesquisas sobre o tema, com destaque a necessidade de compreender o percurso acadêmico dos estudantes, sua interface com a gestão universitária, as políticas de ações afirmativas e assistenciais, bem como as ações dos estudantes para se manterem assíduos no curso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jhony Pereira Moraes, UFRGS

Mestrando em Administração (área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da UFRGS (PPGA/UFRGS), Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci, Especialista em Educação à Distância: Gestão e Tutoria e pós-graduando em Coaching (MBA em Coaching), ambos pela mesma instituição. Graduado em Administração de Empresas pela UniRitter.

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Moraes, J. P., Quadrado Closs, L., Mendes Costa, S. D., & Helal, D. H. (2025). Ensino Superior em Administração: Discussões e Proposição de Pesquisas Sobre a Permanência Estudantil. Administração: Ensino E Pesquisa, 26(1). https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2529