Ensino Superior em Administração: Discussões e Proposição de Pesquisas Sobre a Permanência Estudantil
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2529Resumo
Ao tratar dos cursos ofertados no ensino superior, a literatura tem privilegiado as discussões sobre o acesso a eles e as taxas de conclusão dos estudantes, desconsiderando a permanência estudantil, ou priorizando os aspectos materiais relacionados a ela. Partindo disso, uma revisão bibliográfica sobre o tema indica uma lacuna teórica no que refere aos estudos sobre permanência contemplando fatores simbólicos e culturais. Portanto, o objetivo deste artigo é discutir sobre o ensino superior em Administração, focalizando a permanência estudantil. Neste sentido, o artigo contribui com a literatura sobre o tema, apresentando reflexões que compreendem tais fatores. Entende-se que estudar a permanência do estudante no ensino superior é tão fundamental quanto examinar o seu ingresso no curso e a conclusão de sua formação. Ao final das discussões apresentadas, são indicadas possibilidades de pesquisas sobre o tema, com destaque a necessidade de compreender o percurso acadêmico dos estudantes, sua interface com a gestão universitária, as políticas de ações afirmativas e assistenciais, bem como as ações dos estudantes para se manterem assíduos no curso.
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