O ensino teórico em cursos superiores de Administração

possibilidades a partir de uma pedagogia hermenêutico-filosófica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n3.2542

Resumo

Este estudo busca compreender a prática docente em cursos de Administração e correlatos através da reflexão teórica e de uma prática de experimentação. Como pilar teórico-epistemológico, sustentamos nosso argumento na perspectiva da Hermenêutica Filosófica, (re)pensando sobre a relação professor-aluno em contextos de aprendizagem universitária. Assim, sendo, argumentamos pela ressignificação dessa relação a partir da proposição de novas bases para aprendizagem, centradas na dialogicidade de interações mediadas pela comunicação orientada para o debate argumentativo emancipador e democrático. Com a finalidade de refletir sobre a dimensão prática do modelo teórico delineado, realizamos, durante um semestre letivo em uma universidade de Curitiba-PR, a experimentação de uma prática pedagógica hermenêutico-crítica, registrada por meio de entrevistas, observação e grupo focal. Em nosso estudo pudemos dimensionar interessantes aspectos que apontam para a viabilidade da nova proposta. Percebe-se que a relação professor-aluno é permeada por relações de poder em que os alunos são os receptores passivos do conhecimento. Como postura onto-epistemológica propomos o debate da comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabio Vizeu, Universidade Positivo

Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV).

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA/UP)

Luan Matheus Pedrozo Kolachnek, Universidade Positivo

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA/UP).

Bolsista Capes.

Rafaela Novaski Morges, Universidade Positivo

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (PPGA/UP).

Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Vizeu, F., Kolachnek, L. M. P., Ramos Torres, K., & Morges, R. N. (2025). O ensino teórico em cursos superiores de Administração: possibilidades a partir de uma pedagogia hermenêutico-filosófica. Administração: Ensino E Pesquisa, 25(3). https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n3.2542

Edição

Seção

Chamado Especial: Desafios da Docência em Cursos de Graduação em Administração