O ensino teórico em cursos superiores de Administração
possibilidades a partir de uma pedagogia hermenêutico-filosófica
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2024.v25n3.2542Resumo
Este estudo busca compreender a prática docente em cursos de Administração e correlatos através da reflexão teórica e de uma prática de experimentação. Como pilar teórico-epistemológico, sustentamos nosso argumento na perspectiva da Hermenêutica Filosófica, (re)pensando sobre a relação professor-aluno em contextos de aprendizagem universitária. Assim, sendo, argumentamos pela ressignificação dessa relação a partir da proposição de novas bases para aprendizagem, centradas na dialogicidade de interações mediadas pela comunicação orientada para o debate argumentativo emancipador e democrático. Com a finalidade de refletir sobre a dimensão prática do modelo teórico delineado, realizamos, durante um semestre letivo em uma universidade de Curitiba-PR, a experimentação de uma prática pedagógica hermenêutico-crítica, registrada por meio de entrevistas, observação e grupo focal. Em nosso estudo pudemos dimensionar interessantes aspectos que apontam para a viabilidade da nova proposta. Percebe-se que a relação professor-aluno é permeada por relações de poder em que os alunos são os receptores passivos do conhecimento. Como postura onto-epistemológica propomos o debate da comunidade acadêmica.
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Copyright (c) 2025 Fabio Vizeu, Luan Matheus Pedrozo Kolachnek, Kamille Ramos Torres, Rafaela Novaski Morges

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