A Teoria é Refletida na Prática do Estágio? Análise das Competências Desempenhadas por Alunos de Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2545Resumo
Durante o período de graduação, os alunos passam pelo processo de desenvolvimento das competências profissionais que ocorrem por meio dos estágios supervisionados que tendem a corroborar para o aprimoramento das competências e alinhamento da teoria versus prática. À vista disso, o objetivo do estudo é analisar como as competências do administrador construídas dentro do curso são refletidas dentro dos estágios. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa alinhada a um caso único. No que tange a coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas elaboradas a partir do referencial teórico. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com transcrições das entrevistas, filtragem, organização e categorização temática dos dados. Os principais resultados apontam que os alunos consideram a abordagem do curso gerencialista e crítica-reflexiva, alinhando no ensino a lógica gerencial da administração juntamente com o incentivo e desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo perante situações-problemas. Observou-se que as competências não são desenvolvidas de forma integral, em alguns casos é possível visualizar dificuldades por parte do curso na abordagem e desenvolvimento de algumas competências, mas em muitos casos a realidade dos estágios e práticas das empresas dificultam o pleno desenvolvimento profissional do discente.
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Copyright (c) 2025 Eduardo Barbosa Moraes , Vanessa de Campos Junges, Samuel Vinicius Bonato, Beatriz Leite Gustmann de Castro, Flávia Regina Czarneski

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