A Teoria é Refletida na Prática do Estágio? Análise das Competências Desempenhadas por Alunos de Administração

Autores

  • Eduardo Barbosa Moraes Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0009-0005-2491-4311
  • Vanessa de Campos Junges Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ
  • Samuel Vinicius Bonato Universidade Federal do Rio Grande - FURG https://orcid.org/0000-0002-2486-4909
  • Beatriz Leite Gustmann de Castro Unicentro
  • Flávia Regina Czarneski Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2545

Resumo

Durante o período de graduação, os alunos passam pelo processo de desenvolvimento das competências profissionais que ocorrem por meio dos estágios supervisionados que tendem a corroborar para o aprimoramento das competências e alinhamento da teoria versus prática. À vista disso, o objetivo do estudo é analisar como as competências do administrador construídas dentro do curso são refletidas dentro dos estágios. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa alinhada a um caso único. No que tange a coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas elaboradas a partir do referencial teórico. Para o tratamento dos dados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, com transcrições das entrevistas, filtragem, organização e categorização temática dos dados. Os principais resultados apontam que os alunos consideram a abordagem do curso gerencialista e crítica-reflexiva, alinhando no ensino a lógica gerencial da administração juntamente com o incentivo e desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo perante situações-problemas. Observou-se que as competências não são desenvolvidas de forma integral, em alguns casos é possível visualizar dificuldades por parte do curso na abordagem e desenvolvimento de algumas competências, mas em muitos casos a realidade dos estágios e práticas das empresas dificultam o pleno desenvolvimento profissional do discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Barbosa Moraes , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Bacharel em Administração na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) 

Vanessa de Campos Junges, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2019). Bacharela em Administração pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (2016)

Samuel Vinicius Bonato, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Professor do curso de Administração da FURG e do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal

Flávia Regina Czarneski , Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Docente na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Barbosa Moraes , E., de Campos Junges, V., Vinicius Bonato, S., Leite Gustmann de Castro, B., & Regina Czarneski , F. (2025). A Teoria é Refletida na Prática do Estágio? Análise das Competências Desempenhadas por Alunos de Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 26(1). https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2545