Metodologias Ativas na Educação Superior: Análise do Uso e Domínio na Prática de Docentes de Cursos de Administração

Autores

  • Anielson Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0002-6549-9733
  • Rafael Barbosa da Silva Universidade Federal da Paraíba
  • Guilherme Marback Neto Universidade Federal da Bahia
  • Carlos Ricardo Rossetto Universidade do Vale do Itajaí - Univali https://orcid.org/0000-0002-0718-4362

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2563

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o uso e o domínio de metodologias ativas por docentes de cursos ligados à área de administração, e a contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências dos estudantes. A pesquisa é de natureza quantitativa e foi realizada com professores de Cursos de Administração de três Universidades Brasileiras, duas localizadas no Nordeste e uma no Sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada a partir de um questionário estruturado, que teve a participação de 73 docentes. Para a análise de dados foram utilizados métodos estatísticos descritivos e não paramétricos.  Os resultados revelaram que o nível de domínio das metodologias ativas é maior que o seu uso em sala de aula. Ao analisar os níveis de uso por universidade pesquisada, observou-se que há muita similaridade na utilização de metodologias ativas. Já em relação aos níveis de domínio, constatou-se que apenas as metodologias ativas de mapas conceituais dinâmicos e painel de notícias apresentaram diferenças significativas entre as instituições. Em relação à contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências, os resultados da pesquisa revelaram médias elevadas. Sugere-se a realização de um estudo com os alunos para captar a percepção deles sobre a contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Barbosa da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Estudante de Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Publicado

2025-08-25

Como Citar

Barbosa da Silva, A., Barbosa da Silva, R., Marback Neto, G., & Rossetto, C. R. (2025). Metodologias Ativas na Educação Superior: Análise do Uso e Domínio na Prática de Docentes de Cursos de Administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 26(1). https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2563