Metodologias Ativas na Educação Superior: Análise do Uso e Domínio na Prática de Docentes de Cursos de Administração
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2025.v26n1.2563Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o uso e o domínio de metodologias ativas por docentes de cursos ligados à área de administração, e a contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências dos estudantes. A pesquisa é de natureza quantitativa e foi realizada com professores de Cursos de Administração de três Universidades Brasileiras, duas localizadas no Nordeste e uma no Sul do Brasil. A coleta dos dados foi realizada a partir de um questionário estruturado, que teve a participação de 73 docentes. Para a análise de dados foram utilizados métodos estatísticos descritivos e não paramétricos. Os resultados revelaram que o nível de domínio das metodologias ativas é maior que o seu uso em sala de aula. Ao analisar os níveis de uso por universidade pesquisada, observou-se que há muita similaridade na utilização de metodologias ativas. Já em relação aos níveis de domínio, constatou-se que apenas as metodologias ativas de mapas conceituais dinâmicos e painel de notícias apresentaram diferenças significativas entre as instituições. Em relação à contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências, os resultados da pesquisa revelaram médias elevadas. Sugere-se a realização de um estudo com os alunos para captar a percepção deles sobre a contribuição do uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anielson Barbosa da Silva, Rafael Barbosa da Silva, Guilherme Marback Neto, Carlos Ricardo Rossetto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao aceitar que seu manuscrito seja publicado no periódico Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP), os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores concedem à RAEP uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
(1) vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas ou em formato eletrônico;
(2) distribuir partes ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas e;
(3) gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Autores e leitores têm permissão para compartilhar o material, usá-lo em aulas, apresentações e também para outros fins, e criar novos conhecimentos a partir de qualquer publicação da RAEP, desde que seja atribuído o devido crédito ao trabalho original e os seus autores, por meio de citações, referências e outros meios.
O periódico adota medidas preventivas para identificar plágio por meio de software específico destinado para este fim.
A RAEP não cobra dos autores qualquer valor pela submissão ou publicação dos artigos aprovados.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons CC-BY 4.0.