ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DO DISCURSO E ANÁLISE DE CONVERSAÇÃO: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE DIFERENÇAS CONCEITUAIS E TEÓRICO-METODOLÓGICAS
DOI:
https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.323Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa, Modelos de interpretação de textos, Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise de conversaçãoResumo
Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre três modelos de interpretação de textos utilizados na pesquisa qualitativa, muitas vezes, confundidos em seus conceitos e suas metodologias: Análise de Conteúdo, Análise do Discurso e Análise de Conversação. Após a apresentação dos seus conceitos, propõe-se discutir, preliminarmente, acerca das diferenças teórico-metodológicas perceptíveis entre eles. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para subsidiar a discussão conceitual e teórico-metodológica. Verificou-se que os modelos revelam diferenças relacionadas ao tipo de estratégia utilizada no tratamento dos textos, ao tipo de abordagem e à postura teórica em que se enquadram.
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