ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DO DISCURSO E ANÁLISE DE CONVERSAÇÃO: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE DIFERENÇAS CONCEITUAIS E TEÓRICO-METODOLÓGICAS

Autores

  • Anderson Tiago Peixoto Gonçalves Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

DOI:

https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.323

Palavras-chave:

Pesquisa qualitativa, Modelos de interpretação de textos, Análise de conteúdo, Análise do discurso, Análise de conversação

Resumo

Este ensaio teórico tem como objetivo refletir sobre três modelos de interpretação de textos utilizados na pesquisa qualitativa, muitas vezes, confundidos em seus conceitos e suas metodologias: Análise de Conteúdo, Análise do Discurso e Análise de Conversação. Após a apresentação dos seus conceitos, propõe-se discutir, preliminarmente, acerca das diferenças teórico-metodológicas perceptíveis entre eles. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para subsidiar a discussão conceitual e teórico-metodológica. Verificou-se que os modelos revelam diferenças relacionadas ao tipo de estratégia utilizada no tratamento dos textos, ao tipo de abordagem e à postura teórica em que se enquadram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Tiago Peixoto Gonçalves, Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPB. Áreas de interesse em pesquisa: Logística Empresarial, Administração da Produção e Estratégia.

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Gonçalves, A. T. P. (2016). ANÁLISE DE CONTEÚDO, ANÁLISE DO DISCURSO E ANÁLISE DE CONVERSAÇÃO: ESTUDO PRELIMINAR SOBRE DIFERENÇAS CONCEITUAIS E TEÓRICO-METODOLÓGICAS. Administração: Ensino E Pesquisa, 17(2), 275–300. https://doi.org/10.13058/raep.2016.v17n2.323

Edição

Seção

Artigos